sexta-feira, 22 de julho de 2011

A última passageira

Um poste com dois assuntos, que na verdade são um só: primeiro, a conservação do poder da Dra. Maria Cândida Almeida, coordenadora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP); e, depois, a continuidade do Dr. Fernando Pinto Monteiro, como Procurador-Geral da República.

Primeiro o caso da Dra. Cândida Almeida. A Dra. Maria Cândida Almeida participou num evento da agenda do PSD, durante a pré-campanha das eleições legislativas de 2011: a apresentação em 9 de Junho de 2011, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, do livro «Novo Dicionário de Termos Europeus», editado pela Alêtheia, de Zita Seabra, coordenado pelo eurodeputado do PSD, Dr. Carlos Coelho, e que conforme se pode ver no convite, tinha no programa a «intervenção de Pedro Passos Coelho, presidente do PSD».

A singular presença da Dra. Maria Cândida Almeida neste evento da agenda do PSD, sobre matéria que não é do seu foro, não constitui um apoio formal da candidatura, mas não pode ser ignorada, nem entendida como fait-divers. Nem uma pessoa com a sua experiência política e do Estado, ali foi por engano, antes sabendo ao que ia, como a sua presença seria interpretada e que se cruzaria, ali, naquela altura e naquele contexto, com o Presidente do PSD, que iria ouvir, o secretário-geral do PSD, e outras figuras desse partido, para além das televisões, rádios e jornais. Por aqui, gostamos de factos, factos, factos, e para que não se duvide, publico a prova fotográfica do evento em que a Dra. Maria Cândida Almeida se destaca, pelo ar contrafeito.

A Dra. Maria Cândida Almeida no lançamento do «Novo Dicionário de Termos Europeus»,
apresentado pelo eurodeputado Carlos Coelho e pelo Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho,
no Centro Cultural de Belém, Lisboa, 9-5-2011.
A Dra. Cândida Almeida está assinalada a rosa na fotografia, atrás do Prof. João de Deus Pinheiro e da Doutora Assunção Esteves.
Clique na fotografia, ou no linque, para aumentar.





A Dra. Cândida Almeida «foi membro da comissão de honra da candidatura de Mário Soares à Presidência da República nas eleições de 2006», e é vista como alinhada com os socialistas e como favorável a José Sócrates.


O evento era público, mas, como notou um leitor, não por acaso a presença da Dra. Cândida Almeida, que podia ser apresentada como nova rendição de vulto, não foi noticiada nem passada à imprensa, apesar de lá terem estado vários membros da direcção do PSD e até o assessor de imprensa, Zeca Mendonça (à direita na primeira foto, junto à porta).

Em 16 de Julho de 2011, neste blogue no poste «Tempo, rumo e leme» assinalei que

«o Sol, de 6-7-2011, na notícia «Inquérito a denúncia de escutas do PSD», tinha revelado que a direcção do PSD teria sido informada, na primeira semana da campanha eleitoral das legislativas de 2011, através de carta assinada, de que estava a ser objecto de escutas ilegais, estando alegadamente envolvida «uma magistrada na suposta operação de espionagem». (...) O jornal esclarece que a queixa terá sido apresentada à coordenadora do DCIAP, Dra. Maria Cândida Almeida, remetido por esta, por envolver a denúncia de uma magistrada, para a Procuradoria-Geral da República e daí para para a Procuradoria Distrital de Lisboa, dirigida pela procuradora-geral adjunta Dra. Francisca van Dunen, que, finalmente, terá aberto o inquérito. A primeira semana da campanha eleitoral foi entre 22 a 28 de Maio de 2011

Essa notícia do jornal Sol (versão impressa), de 6-7-2011, realçava o facto de a carta com a denúncia das escutas ter sido enviada para a coordenadora do DCIAP, Dra. Maria Cândida Almeida, e não para a Procuradoria-geral da República, como é costume.

Estes factos somam-se a informações várias de que, invertendo a sua claríssima posição anterior às eleições de Junho - em contraste com a reserva do Presidente da República -, o PSD pretendia manter no cargo de procurador-geral da República o Dr. Fernando Pinto Monteiro.



Quando já tinha concluído este poste fui avisado por um poste de Henrique Sousa, na Via Justa, de uma notícia que tinha previsto e percebia iminente: o anúncio do Governo de que manterá o Dr. Fernando Pinto Monteiro como procurador-geral da República até final do seu mandato. Finalmente, saíu ontem, 21-7-2011, à noite, num dia de alívio e euforia, que se entendeu ser o melhor para enterrar a má notícia, que aqui não negligenciamos.
«Procurador-Geral da República fica até ao final do mandato
Governo mantém Pinto Monteiro até 2012

Público - 21.07.2011 - 20:32 Por Nuno Simas

O Governo vai manter Fernando Pinto Monteiro como Procurador-Geral da República até ao final do seu mandato, em 2012. Por uma questão de respeito pelos mandatos, segundo explicou ao PÚBLICO um membro do Executivo. Além do mais, faltam poucos meses meses para terminar o mandato único de seis anos, pelo que não faria sentido mexer em Pinto Monteiro.
A manutenção de Pinto Monteiro no cargo é também bem vista em Belém, pelo que apurou o Público. »
Os argumentos aduzidos - o «respeito pelos mandatos» e a data de reforma prevista dos funcionários do Estado - pela envergonhada «fonte do executivo» (por que não uma declaração formal?) já existiam quando Pedro Passos Coelho e outros dirigentes do PSD criticavam Pinto Monteiro e reclamavam a sua demissão. Mais: o «respeito pelos mandatos» vale para todos eles; e os «poucos meses» dependem de quem os sofre ou deles desfruta. E ainda que o Dr. Fernando Pinto Monteiro complete os 70 anos em 5 de Abril de 2012 - se Deus Nosso Senhor Jesus Cristo quiser ou o Supremo Arquitecto decidir -, cerca de nove meses e meio da posse do Governo (21-6-2011), os «poucos meses» podem, aliás, esticar-se para ano e meio, por entendimento do próprio, pois, segundo o Económico, de 27-6-2011 (citando o Expresso, de 25-6-2011?), «a leitura que Pinto Monteiro faz da Constituição leva-o a garantir que pode ficar em funções até Outubro de 2012»...

Todos estes factos, e as voltas que o mundo dá, permitem a conjectura de que neste tragicómico contexto sistémico, a Dra. Maria Cândida Almeida, de 62 anos, pode muito bem vir a ser a escolha de Pedro Passos Coelho para procuradora-geral da República daqui por um ano e qualquer coisa... Até lá, tudo como dantes: continuam a reinar os abrantes.

27 comentários:

Mani Pulite disse...

MAL POR MAL ACHO QUE O NOMEADO DEVE SER O PADRINHO SANTOS E A OUTRA VICE.POR RESPEITO PELAS HIERARQUIAS REAIS.O VERDADEIRO VENCEDOR DAS ELEIÇÕES E DONO DE PORTUGAL DEVE TER TAMBÉM AS HONRAS DA NOMEAÇÃO E DA VISIBILIDADE.QUANTO AO PINTO PALMELA O ALMOCINHO OFERECIDO EM BELÉM JÁ ANUNCIAVA ESTE DESFECHO.POR AQUI TAMBÉM SÓ GOSTAMOS DE FACTOS,FACTOS,FACTOS.A PARTIR DAQUI TODOS SERÃO PROTEGIDOS E COBERTOS.VIVA O REGABOFE GERAL!QUANTO AOS PORTUGUESES, ACHO QUE DEIXOU DE EXISTIR QUALQUER RAZÃO PARA ABDICAREM DE QUALQUER PERCENTAGEM DO SEU SUBSÍDIO DE NATAL.QUANTO AOS MINISTROS, SE AINDA EXISTE ALGUM HONESTO E PATRIOTA ESTÁ NA ALTURA DE SEGUIR O EXEMPLO DO CAMPOS E CUNHA.

Anónimo disse...

Com este post,o professor marcou a sua posição de independência,o que é agradável de ver.
Mudaram as moscas,em linguagem popular.
Mandam os mesmos,obedecem os de sempre.
Pagamos nós,os servos da gleba!
O regabofe vai continuar.
Só vai com uma revolução.
A gatunagem não larga a
teta.

Anónimo disse...

É de salientar o desassombro e a isenção do prof. com este seu post.
Desde há muito que estes pigs de m..rda comem todos da lavagem do mesmo curral! Só não vê quem não quer. O PPC que se cuide...

fb disse...

Será que há um judas maçónico no Governo?

Anónimo disse...

Seria uma sorte,deve haver muitos...

fb disse...

O beijo satânico do "conselheiro" judas: http://www.youtube.com/watch?v=dDzxn66W3uM&NR=1

Anónimo disse...

«Procurador-Geral da República fica até ao final do mandato»

Colado de "http://doportugalprofundo.blogspot.com/"


PSD e CDS mantêm avaliação dos professores este ano

Colado de "http://educar.wordpress.com/"

Este país não é para gente honesta! E depois! É a moda! Dancem, acomodem-se façam qualquer coisa, sigam na dança.


O poder tem qualquer coisa que alguns portugueses não percebem.

Está um gajo na oposição e coiso, mas quando chega ao poder , ah! Governar um país … que coisa, todos deviam passar por lá, transt(f)orma, sei lá entesa um gajo de tal maneira que jamais o comum dos portugueses perceberá.

Eu xô o Socrates eu xô o Passos, é um xô xô xô xôxô.

Anónimo disse...

Alguém me pode informar se existe relação familiar entre Carlos Coelho e Cândida Almeida/Maximiano? E Carlos Coelho terá tido alguma coisa a vêr com a ida da filha destes para a Europa? Só perguntei, e perguntar não ofende...Responda quem souber! Também penso que já há quem de peso apoie para próxima PGR a Cândida Almeida. Depois me dirão...

Anónimo disse...

Ó anónimo das 21:10: um passarinho disse-me que eram primos, mas esse passarinho pode ser "aldrabão".

Anónimo disse...

Bolas,que país!
Nem num passarinho se pode confiar...

Anónimo disse...

Aldrabões são os coelhos e o pessoal da Coelha.

É por causa desses gajos que este ano não vou de férias à minha terra!

Patifes!

Karocha disse...

Complicado Caro PROF ABC !

lawrence disse...

A manter-se o dito cujo sentado em cima dos processos do ex-abrantes-mor e a dita c(or)uja sentada em cima de outros, está tudo dito quanto à verticalidade de muita gente que anda na política!
E depois querem que o pessoal ainda vá lá meter o papelinho para fingirem que estamos numa "demorcacheia"!
De mim já não apanham mais nenhum!

Anónimo disse...

"E depois querem que o pessoal ainda vá lá meter o papelinho..."

Se fosse só isso.
O pior é que querem que paguemos esta pouca vergonha toda.
Falam de sacrifícios ganhando milhares de contos por mês com todas as ajudas de custo,carros de serviço,topo de gama,empregando a família toda no Estado,etc.
Volto a dizer que não votei para não sujar as mãos.
Esta gente que ocupa as cúpulas do sistema de justiça são a garantia de branquamento de todos os crimes de corrupção e abuso de poder.
Parece que um dos processos do socratino prescreve em breve
perante os olhos de todos...

Anónimo disse...

"Mota Amaral: Gabinete e BMW
A presidente do Parlamento, Assunção Esteves, atribuiu um gabinete e viatura BMW ao ex-presidente da Assembleia da República Mota Amaral."
CM

Vá,amigos,façam lá mais uns sacrifíciozinhos.
Como é bom viver em democracia.
Este admirável sr foi o que presidiu à CP da TVI e impediu que as escutas fossem válidas.
Falta só dizer que o BMW será provávelmente um dos muitos topos de gama que o governo do sr Sócrates adquiriu.
Nós portugueses podemos viver na miséria,com casas e carros penhorados,mas dá gosto verificar que os nossos amados líderes se tratam bem e vivem com opulência.

Anónimo disse...

A presidente da Assembleia da República acaba de atribuir a Mota Amaral, na qualidade de ex-presidente do Parlamento, um gabinete, uma secretária, um BMW 320 e um motorista.

O despacho é assinado por Assunção Esteves, e remete para o articulado que regulamenta o funcionamento dos serviços da Assembleia da República, a Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR), publicada em anexo à Lei n.º 28/2003, de 30 de Julho, e do n.º 8, alínea a), do artigo 1.º da Resolução da Assembleia da República n.º 57/2004, de 6 de Agosto, alterada pela Resolução da Assembleia da República n.º 12/2007, de 20 de Março.
O facto está a ser divulgado na Internet, e está a ser apresentado como uma prova de que a Assembleia da República não aplica a si mesma os cortes que, na atual crise, o governo tem vindo a impor aos portugueses.
Os e-mails que já correm na Internet sobre este assunto apresentam como título "Poupar????? É só para alguns....."

Transcreve-se o despacho em causa:

"Despacho n.º 1/XII — Relativo à atribuição ao ex-Presidente da Assembleia da República Mota Amaral de um gabinete próprio, com a afectação de uma secretária e de um motorista do quadro de pessoal da Assembleia da República.
Ao abrigo do disposto no artigo 13.º da Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR), publicada em anexo à Lei n.º 28/2003, de 30 de Julho, e do n.º 8, alínea a), do artigo 1.º da Resolução da Assembleia da República n.º 57/2004, de 6 de Agosto, alterada pela Resolução da Assembleia da República n.º 12/2007, de 20 de Março, determino o seguinte:
a) Atribuir ao Sr. Deputado João Bosco Mota Amaral, que foi Presidente da Assembleia da República na IX Legislatura, gabinete próprio no andar nobre do Palácio de São Bento;
b) Afectar a tal gabinete as salas n.º 5001, para o ex-Presidente da Assembleia da República, e n.º 5003, para a sua secretária;
c) Destacar para o desempenho desta função a funcionária do quadro da Assembleia da República, com a categoria de assessora parlamentar, Dr.a Anabela Fernandes Simão;
d) Atribuir a viatura BMW, modelo 320, com a matrícula 86-GU-77, para uso pessoal do ex-Presidente da Assembleia da República;
e) Encarregar da mesma viatura o funcionário do quadro de pessoal da Assembleia da República, com a qualificação de motorista, Sr. João Jorge Lopes Gueidão;
Palácio de São Bento, 21 de junho de 2011
A Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves.
Publicado
DAR II Série-E — Número 1
24 de Junho de 2011"

Anónimo disse...

Esta chulada do PSD é sempre a mesma merda...

Anónimo disse...

Irmão de Marcelo Rebelo de Sousa nomeado administrador da Caixa
O Correio da Manhã sabe que o advogado Pedro Rebelo de Sousa, irmão do comentador Marcelo Rebelo de Sousa, vai ser um dos 11 novos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
22 Julho 2011Nº de votos (2) Comentários (0)



Na presidência da nova administração da CGD continuará Faria de Oliveira, enquanto Nuno Fernandes Thomaz, militante do PP e antigo secretário de Estado do Mar nos Executivos de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, irá ser um dos administradores executivos.
Rui Machete vai presidir à assembleia-geral do banco de capitais públicos.

Carlos Sério disse...

Caro Balbino Caldeira,
O que temos é a continuidade do "sistema" e não qualquer mudança.
É um cenário que se repete em cada eleição legislativa nos últimos 30 anos e que os portugueses deseperados mas sem alternativas credíveis vão alimentando.
Este caso da cândida procuradora e do PGR é um caso exemplar da continuidade do "sistema" e causa repulsa e nojo a todos os verdadeiros social democratas. Tal como o aumento dos 7 para 11 administradoras da CGD recentemente anunciado. Caro Balbino Caldeira, você é um homem novo e esforçado pela causa do bem comum.Por que não pensar em novas alternativas?

Ljer disse...

a marmelada vai continuar, disso nao tenhamos duvidas

Anónimo disse...

Pois vai.
Disso não duvido.
Tudo porque estão acima da lei.
Em vez de manifestações contra políticas e políticos,façamos pela mudança na justiça.
Legislação que retire os orgãos de cúpula da justiça da esfera dos partidos e da Maçonaria.
O PGR,DCIAP,STJ,etc são testas-de-ferro das organizações partidárias que dividem entre si os despojos de Portugal.
Só teremos gente honesta e honrada nos cargos públicos quando esta legião de parasitas sem vergonha começar a entrar na cadeia e a ver os seus bens penhorados para ressarcir o país.

Anónimo disse...

Os meus parabéns pelo seu post mas não sinto alguma alegria na sua desilusão.

A democracia não faz revoluções.

Napoleão

Anónimo disse...

Sempre fiel ao princípio do Jorge Palma, "deixa-me rir"!

Vimos escrevendo por aqui, e por outros lados, que Portugal morreu. Só não está morto formalmente, enquanto a UE não implodir. E até aí, Portugal estará "ligado à máquina".

Este "post" faz-nos lembrar as célebres reuniões da São Caetano, quando o Cavaquismo nos idos de 1993 já estrebechuva, e o órgão oficial do Regime do Chico Balsemão dizia "que a pestilência adensava-se na São Caetano".

O PSD é o primo direito do Partido dos Ratos. Só isso. Os donos do Regime são o Chico Balsemão, o Marcelo, o Soares, o A. Santos, e até o Cavaco de Boliqueime.

Diz o Prof. César das Neves, que Passos e Sócrates (o Imundo) prometeram Reformas e não subir impostos. Até ao dia em que ocuparam o poder. Depois, é o que se sabe.

Esperar o quê? Nada. Seguir em frente. Combater até ao último suspiro, nem que seja pelo princípio de que isto não será para nós, nem para eles.

A luta continua.
A vitória é certa.

Anónimo disse...

Ah, e é sempre bom ver o Relvas no lugar do Vieira da Silva. Pelo menos, a mosca de serviço ( o Kommissar) mudou. O resto, que são os portugueses, mantém-se!

Anónimo disse...

Caro Professor, a sua desilusão é também a minha. Logo após as eleições acalentei grandes esperanças de que houvesse responsabilização de pessoas e o afastamento de outras de cargos onde exerceram de forma nefasta para o país. Está tudo em banho maria e só consigo explicar isto pelos rabos de palha que os que agora lá estão também têm, pela forte influência do poder económico e da maçonaria.

Assim sendo e com toda esta corrupção que nos mata, ganha força em mim a ideia de deixar esta país desgraçado pejado de gente cuja estatura moral diminuta tornará possível a eleição como próximo presidente da república daquele execrável que dá pelo nome de sócrates.

Parabéns pelo bom blog que administra caro Professor Caldeira, através do qual tem feito muito pelo país.

Manuel

Anónimo disse...

Mesmo que Pedro Passos Coelho quisesse mudar mais do que aquilo que já efectuou (e na verdade não está a mudar nada de substancial, o que, sim, está, é a agravar a vida dos portugueses atingindo com especial gravidade os pensionistas e reformados, que sobrevivem com pensões de miséria que mal chegam para comprar medicamentos e menos ainda para se alimentar. Ou se tratam ou se alimentam, as duas coisas em simultâneo é-lhes impossível), teria os dias contados, na política ou mesmo de vida. E ele sabe-o, o que é mais grave. E se o sabe e mesmo assim quis candidatar-se ao importante e decisivo cargo que detém, é porque aceitou as regras do jogo. E estas sabemos perfeitamente quem as traçou. O seu braço direito é um maçon assumido que está sempre a dois centímetros de distância do primeiro ministro, onde quer que este apareça... (fora os outros cujos nomes e apelidos os portugueses desconhecem de todo em todo. Nestas circunstâncias não há 'Passos Coelhos' por muita boa vontade que os movesse, que tivessem poder suficiente para mudar o que quer que fosse. E Deus sabe o quanto é preciso mudar no país a todos os níveis e urgentemente.

Eu estou como os comentadores anteriores. Julguei que, com o PSD no poder, tudo iria finalmente mudar para melhor. Enganei-me redondamente. Só mudaram as moscas, como soe dizer-se. Não é impunemente que o Soares disse que "simpatizava" com Passos antes do PSD ganhar as eleições... Não esqueçamos os elogios, convenientemente discretos 'para não levantar a lebre', proferidos por gente proeminente das bandas do PS, tanto antes como depois das eleições. É através destes pequenos detalhes, aparentemente inócuos e dispersos, que a maioria das pessoas de bem nem sequer desconfia/ou, antes aceita-os com bonomia, que se localiza o criminoso. E tal como se escreve nos romances policiais e se constata à exaustão em casos reais: "cherchez la femme"... Encontrada 'esta' é fácil chegar-se ao corpo de delito . Com efeito os portugueses conhecem-no perfeitamente desde há quase quarenta anos.

Só saíremos deste inferno, de que não despegamos nem por mais uma, com a mudança de regime. E os responsáveis pelo caos instalado no país, como o Dr. tem repetido e bem, serem convenientemente levados à Justiça. Isto se ela ainda tiver "unhas" para enfrentar uma tal tarefa. Tarefa que se afigura hercúlea e a que só os verdadeiros Heróis (que por incrível que pareça ainda os há) terão a capacidade física e mental para a empreender.
Maria

A Mim Me Parece disse...

Só na sequência das tomadas do Poder por meios revolucionários é que se usa justiciar o Poder anterior. E será por causa diso que se diz que as revoluções costumam comer os filhos: é quando esses "justicianistas" são por sua vez justiciados, a maioria das vezes pelo poder das ruas. Daí que eu não ache estranho, antes acho normal, que o novo poder não persiga os detentores do anterior nos vários niveis: é a praxe. Coisa diferente é o novo Poder governar na continuidade do anterior, mantendo as mesmas "figuras" e juntando-lhes outras da sua família politica, que é o que parece estar a acontecer. E que, sinceramente, se esperava que acontecesse. Este regimen (não o português, mas o regimen dito democrático em uso no mundo ocidental) está esgotado, desacreditado, corrompido, e só próprio para uso de máfias.