sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mais factos e números sobre o boicote governamental da eleição presidencial de 2011

Revelou o Público, de hoje,  28-1-2011 que cerca de 42 mil eleitores em 1.289.902 eleitores (só nestas 40 maiores freguesias do País) tiveram dificuldade em votar na eleição presidencial de 2011 e não se sabe quantos eleitores terão sido impedidos de votar por causa da falta do número de eleitor. Um exerco da notícia:
«Numa ronda pelas 40 freguesias com maior número de eleitores em Portugal, que representam um universo de 1.289.902 inscritos, as estimativas feitas pelos autarcas deixam concluir que pelo menos 42 mil pessoas tiveram dificuldades em votar e recorreram às juntas. Destas, uma parte terá mesmo desistido, mas é impossível quantificar ao certo quantos acabaram por não depositar o seu voto na urna». (...)
"Esta situação não é inédita. Já aconteceu nas três eleições de 2009 - europeias, legislativas e autárquicas", sustenta o presidente da Junta de Castelo Branco, Jorge Neves (PS). Nesse ano, havia 1,5 milhões de pessoas com o novo cartão. Agora, são 4,4 milhões.»
(Realce meu)

E, segundo a Agência Financeira, o Dr. Paulo Portas (chapeau!) denunciou hoje, 28-1-2011, no Parlamento, o boicote do Governo socialista à eleição presidencial:
«O líder do CDS disse ainda ter informações de que os serviços pediram um reforço da verba para que fosse possível enviar cartas aos cidadãos que mudaram o número de eleitor e perguntou se essa verba foi ou não recusada pelo ministro das Finanças.
"Em 2009 foram escritas 400 mil cartas que custaram cerca de meio milhão de euros. Em 2011 era preciso escrever um milhão de cartas e custava o dobro (...). O que os serviços eleitorais pediram para conseguir fazer o trabalho das eleições (...) foram 9,8 milhões de euros para fazer a primeira volta totalmente em condições", disse. No entanto, acrescentou, "foi-lhes dado 0,7 ME, 13 vezes menos". Sócrates disse no plenário que não teve conhecimento de qualquer pedido.» (Realce meu)

A ser verdade, a denúncia do Dr. Paulo Portas evidencia o boicote governamental à eleição presidencial de 2011.

Se aceitarmos os valores oficiais, em 2010, de 9.427.728 eleitores em Portugal (território continental, Açores e Madeira), o número de eleitores atingido pelo trapalhado do cartão simplex pode chegar a cerca de... 306.973 eleitores!... Se, no entanto, usarmos o valor corrigido que calculei, em 26-1-2011, para o número mais justo de 8.319.105 eleitores no Continente, Açores e Madeira, no ano de 2010, com base na população residente com capacidade eleitoral, a quantidade de eleitores atingidos pela trapalhada da organização governamental da eleição presidencial de 2011 pode ser de cerca de 270.875 (3,26% de votantes eventualmente impedidos de votar). Números assustadores que não podem ser menosprezados perante a suspeita de uma questão democrática seriíssima como são os indícios de boicote governamental à eleição presidencial.

Agora, considere-se o número corrigido de cerca 270.875 eleitores que podem ter sido impedidos de votar (além dos 4.479.615 eleitores que conseguiram fazê-lo) e o número de eleitores-fantasma (1.108.623), que determinei no meu poste de 26-1-2011 - e que baixam o universo de eleitores de Portugal Continental, Madeira e Açores, no ano de 2011, para 8.319.105. E a abstenção na eleição presidencial de 2011 seria, afinal, de 42,9% (em vez dos oficiais 52,48%)...

O PS de Sócrates tem grande dificuldade em organizar eleições livres e justas: depois do alegado «plano governamental de controlo dos media» que enviesou as eleições parlamentares de 2009 , o boicote eleitoral à eleição presidencial de 2011...

Fez muito bem o Dr. Miguel Macedo em prevenir: «o ministro da Administração Interna e o primeiro-ministro, não pensem que se vão esconder atrás da demissão de dois directores-gerais». Mas falta a consequência: inquérito judicial para apuramento de responsabilidades na organização da eleição presidencial de 2011. Não chega à Comissão Nacional de Eleições (CNE) sacudir a responsabilidade na supervisão do processo eleitoral e na avaliação da forma como a eleição decorreu, dizendo que para a próxima eleição deverá ser diferente: a CNE tem de mandar instaurar o competente processo judicial. Se não o fizer, deverá ser chamada a atenção pelo Presidente da República, e os partidos apresentarem uma queixa judicial sobre este boicote eleitoral. Portugal não não pode ser um País do terceiro mundo, onde para que as eleições sejam livres e justas, tenha de existir supervisão internacional.


Pós-Texto (23:24 de 28-1-2011): O meu professor do ISCSP-UTL (de Análise de Conteúdo, a meias com o Prof. J.J. Gonçalves) Dr. Jorge de Sá, director da Aximage, estimou, para o Correio da Manhã, um número total actual de 8,37 milhões de eleitores e um número de eleitores-fantasma nos cadernos eleitorais de 1,25 milhões. Números, bem como o impedimento do voto, que o jornalista António Ribeiro Ferreira destaca no DN, de 27-1-2011.
O Prof. Jorge de Sá parece fazer o cálculo para o número total de eleitores (em 2011, um valor total oficial de 9.656.472 eleitores) em território nacional e no estrangeiro - Enquanto eu fiz o cálculo só para o território nacional, com base na população residente. O número a que cheguei, no meu poste de 26-1-2011, com os pressupostos indicados e os últimos dados gratuitos disponíveis no sítio do Instituto Nacional de Estatística (INE), para o território nacional em 2011, foi próximo desse valor: 8.319.105 eleitores em Portugal; e um número nos cadernos eleitorais de 1.108.623 eleitores-fantasma. O número de eleitores portugueses, em Portugal (número corrigido de 8.319.105) e no estrangeiro (valor oficial de 228.744), de acordo com o meu cálculo é de 8.547.849 eleitores. Como não temos estatísticas de população do INE para corrigir os eleitores estrangeiros e a taxa de votação no estrangeiro na eleição de 23-1-2011, foi de apenas 5,54%, é útil tratar apenas do caso do território nacional já que não existem dados para corrigir os inscritos no estrangeiro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tal como a I República não acabou bem, a III República não vai acabar bem.

Sócrates não se dá, nem se dará por vencido. A sua matilha, de Silva Pereira a Sargeta Santos Silva, não vai deixar de tentar sobreviver, mesmo que tenha que queimar tudo à sua volta.

Não há problema. Nós, os outros, também não ficaremos quietos. Lutaremos até ao momento, em que sejam escorraçados os bolorentos Socretinos. Garantidíssimo.

Silvino Potencio disse...

De: Silvino Potêncio,
Logo na noite de Domingo 23 (ultimo) nós elaborámos uma crônica (e lhe chamamos crônica porque a doença já é mais do que crônica, É IRREVERSÍVEL)com o título alusivo de "O VOTO VIP EM PORTUGAL"...
Os interessados poderão nos solicitar mais detalhes ou ler o texto completo na nossa pagina... e está tudo dito!
 O Voto VIP (em Portugal)

Se a Alemanha perdeu a guerra pelas costas, os Portugueses perdem a democracia pelo CU (entenda-se: Cartão Único)...
Há c'anos que nós avisamos!... temos que ter um sistema VIP, carago!...
O "VIP" VOTO INFORMATICO PORTUGUÊS, é o melhor do mundo, pô!...
Em dia de eleições só se escutavam reclamações de gente dócil, tão diferente daquele povo exaltado nas ruas da capital, a fugir das Armas e dos Barões, das Donas Brancas, dos pelotões de Fuzilamento ideológico da DGS, e sobretudo a fugir do medo da fome, da miséria disfarçada, da maracutaia de elitismos secretos.
Hoje não tem nada disso!
- Hoje, meu Amigo compatriota!... hoje “Voismecê” nem precisa “botar”!!!...como no tempo do “botas” com bota ou sem botas, é só fazer uma média pela mídia e prontos... tá no papo!
P'ra quê perder tempo na “bicha”???... hein?... hein!?...
Temos que seguir o exemplo dos Irmãos Tupiniquins... não tem bicha de pirilau que resista...
Lá trocam-se 6 votos por meia dúzia de CUs...(repetimos: CU = Cartão Único do cidadão eleitor esfomeado, do cidadão eleitor analfabeto, do cidadão e leitor letrado, alfabetizado, mas... um verdadeiro acomodado, do cidadão eleitor intelectual que acha que votar é assunto de gente emergente, de gente pobre!!!).
- iiii... aatã cumpádi... CU mé que tá mulenga, hein???
Silvino Potencio
Emigrante Transmontano
www.silvinopotencio.net

Dr.Barreto disse...

As eleições de domingo deviam ser repetidas, pois a eleição do Prof.Cavaco está «ferida de morte».

Não há dúvidas que foi uma grande trapalgada socrático-socretina!

Anónimo disse...

Conclui que este tipo de investimento representa 10 por cento da fatia publicitária global, que é a Direcção Geral de Impostos quem mais investe nos jornais e que, no geral, os recordistas de compra de anúncios entre as empresas participadas do Estado são a Portugal Telecom, ZON e TMN, seguidos da Caixa Geral de Depósitos.

Na TV é a TVI a que detém a maior fatia deste investimento.

E nos jornais lideram, como já foi referido, Correio da Manhã em primeiro lugar, seguido do Jornal de Notícias e Expresso.

Nas rádios o ano de 2008 foi liderado pela RFM, do grupo Renascença, líder de audiências (com 13,4 de audiência acumulada de véspera no último trimestre de 2010), seguido da Rádio Comercial, da Media Capital Rádios, segunda na tabela de audiências (com 9,5 de audiência acumulada de véspera no último trimestre de 2010). Seguiu-se em terceiro a TSF. Mas em 2009 o relatório constata que foi a TSF que recebeu mais investimento de publicidade do Estado, o que, segundo a ERC “é a diferença mais notória na relação entre fatia de investimento e de mercado”. A TSF teve uma audiência acumulada de véspera de 4,6 no último trimestre de 2010.

http://www.publico.pt/Media/erc-publica-relatorio-sobre-investimento-publicitario-do-estado-nos-media_1477256

Toupeira disse...

Eleições com esta partidocracia?
Nunca resolveram a queda de um regime e este está para cair.
Só há uma maneira não conheço outra, ou continuaremos aqui a perder o nosso tempo.

Mani Pulite disse...

A CONSPIRAÇÃO "FRAUDE NAS PRESIDENCIAIS" FOI MONTADA PELA "MÃO NEGRA" DO SÓCRETINO.O XEFE MANDOU,CLONE E RIBEIRINHO DE ABRANTES EXECUTARAM.FACE AO REBENTAR E DIMENSÃO DO ESCÂNDALO FOI DESIGNADO O PEREIRA AVENTALADO COMO BODE EXPIATÓRIO.BODE QUE NÃO QUER SER BODE E MUITO MENOS BODE AVENTALADO.ASSIM,TAL COMO INFORMA O DN,A PEREIRA CLONADA E A PEREIRA/BODE AVENTALADA JÁ ANDAM À PORRADA.