terça-feira, 11 de maio de 2010

«Por fim o meu Imaculado Coração triunfará»

.



E agora, uma nota sobre a providencial visita apostólica do Papa Bento XVI a Portugal, que já começou, e que está a receber um magnífico acolhimento do povo português. O destaque é para a visita a Fátima, onde o Papa peregrina, pedindo pelos sacerdotes e pela paz.

Nesse sentido, e sem deixar a mínima dúvida sobre a linha que tem seguido, e imposto, no seu pontificado, continuando aquela que tinha exercido na Congregação para a Doutrina da Fé, o Papa fez uma declaração cristalina de penitência da Igreja, aos jornalistas, na manhã de 11-5-2010, no avião, antes de aterrar em Lisboa, de acordo com o registo do Repubblica, sobre o escândalo da pedofilia na Igreja e ainda sobre a crise económica:
«O perdão não substitui a justiça. A penitência, a oração, a aceitação, o acolhimento, o perdão que ocorre dar, não satisfazem a necessidade de justiça porque o perdão não substitui a justiça. (...) É aterrador que a Igreja sofra ataques do seu interior. Hoje a maior perseguição à Igreja não vem de fora, mas dos pecados que existem dentro da própria Igreja. Fátima [a mensagem de Fátima] tinha-o previsto. Juntamente com o sofrimento do Papa, que em primeira instância podemos referir ao atentado a João Paulo II, na mensagem de Fátima existem indicações sobre a realidade do futuro da Igreja. O Senhor disse que a Igreja sofrerá até ao fim do mundo. E isso vêmo-lo hoje de modo particular.
[A crise económica] tem uma componente moral que ninguém pode deixar de ver. Os acontecimentos no mercado nos últimos dois ou três anos mostraram que a dimensão ética deve entrar no íntimo do agir económico. Vemos agora que um pragmatismo económico puro cria problemas. É o momento de ver que a ética não é uma coisa exterior, mas interior à racionalidade e ao prgmatismo económico. (...) A fé católica cristã, era muito individualista, [deixando] as coisas concretas ao mundo [e pensando] na salvação individual, nos actos religiosos. Também aqui devemos entrar num diálogo concreto. Procurei na minha encíclica Caritas in Veritate, e toda a tradição da doutrina social da Igreja vai neste sentido, alargar o aspecto ético e da fé sobre o indivíduo, para a responsabilidade do mundo». (Tradução minha do original italiano)

Publico esta declaração porque não a vi traduzida, na sua forma extensa, para português e me parece muito importante. As demais intervenções escritas do Papa, vão sendo publicadas pelos media, ainda que com o problema da edição jornalística que lhes quebra o encadeamento e o fio condutor.

Fica também aqui o link oficial para o texto, enquadramento e explicação, do chamado primeiro, segundo e terceiro segredos da mensagem de Fátima - e do «Comentário Teológico», da autoria do, na altura, Cardeal Ratzinger. Nesse sentido, esta declaração do Papa, no avião, que publico, constitui uma actualização da interpretação da mensagem de Fátima. A ditadura do relativismo moral dos nossos dias, e a dissolução social e oficial dos costumes, prolonga a agonia do totalitarismo - comunismo e nazismo -, que o mundo sofreu no século XX.

Pode estar a «grande cidade meio em ruínas», como a Irmã Lúcia descreve na sua visão, expressa no chamado terceiro segredo de Fátima. Mas, como já tinha profetizado no segundo segredo, «por fim o meu Imaculado Coração triunfará».


Pós-Texto 1 (23:59 de 10-5-2010 e 0:23 de 12-5-2010): O discurso do Papa após chegar ao aeroporto de Lisboa, em 11-5-2010, pode ser lido na íntegra e no original, no boletim do dia, da Sala de Imprensa da Santa Sé. Na Sala de Imprensa da Santa Sé poderá encontrar-se o texto dos discursos e homilias do Papa Bento XVI em Portugal.

O JN publicou a homilia de Bento XVI na missa do Terreiro do Paço, em Lisboa, de 11-5-2010, na qual o Papa enfatizou a «identidade cultural e religiosa» de Portugal e afirmou que «a prioridade pastoral hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na política». Sem medo, nem vergonha, nem silêncio, nem conforto.


Pós-Texto 2 (11:25 de 12-5-2010): Está disponível, em italiano, o texto original da entrevista do Papa Bento XVI no avião, durante a viagem para Lisboa, ontem, 11-5-2010.


Actualizações: este post foi actualizado e emendado às 23:59 de 11-5-2010 e 0:23 e 11:25 de 12-5-2010.

Sem comentários: