quinta-feira, 19 de maio de 2011

A confrontação de José Sócrates com o seu percurso académico

Enviei ao Dr. Pedro Passos Coelho um exemplar actualizado do meu livro «O Dossiê Sócrates» para poder usar no debate com José Sócrates na sexta-feira, 20-5-2011, na RTP-1.

Ontem, o primeiro-ministro usou a demagogia, e acusou o líder do PSD de insultos a «500 mil portugueses», para recusar uma auditoria externa (mesmo externa...) ao programa Novas Oportunidades do seu Governo, proposta em 16-5-2011, por Passos Coelho. Não tem motivo para essa recusa. Aliás, nem o presidente da Agência Nacional de Acreditação, Luís Capucha, entidade que gere as Novas Oportunidades, deve ter qualquer receio de uma auditoria externa (realmente independente) ao organismo que dirige, e às empresas envolvidas no programa, nem esse pedido legítimo, creio, justifica a irritação e a sua falta de respeito e consideração, enquanto funcionário do Estado, pelo líder da oposição.

O momento em que o primeiro-ministro vem defender o rigor do programa Novas Oportunidades constitui uma oportunidade de ouro para que José Sócrates seja confrontado com a mistificação do seu percurso académico e a falsidade do seu título de engenheiro. Essa confrontação directa é oportuna: não só por causa da frase ácida de Carrilho , em 17-5-2011, sobre o «percurso pessoal» e a tendência do primeiro-ministro para o «fast-food educativo», mas também porque começou em 16-5-2011, o julgamento do caso da Universidade Independente.

A qualificação dos portugueses, especialmente daqueles com menores habilitações, deve ser uma prioridade política em Portugal. Bem como a possibilidade de frequência da universidade por quem o deseje e demonstre ter capacidade de o fazer e a obtenção dos graus no ensino superior - uma possibilidade que, todavia, já vem dos velhinhos exames ad hoc.  Não está em causa a vontade de maior qualificação das pessoas e esse objectivo do Estado. Mas esse objectivo de qualificação e valorização não deve impedir o rigor e ainda a fiscalização da utilização dos dinheiros públicos. Porque a promoção do facilitismo do programa é que lhe degradou a sua reputação e embaraça muitos dos que conseguiram legitima e normalmente os diplomas. O que, como se sabe, não é o caso de todos, desde o último ao primeiro.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não é arguido do cometimento de qualquer ilegalidade ou irrregularidade relacionada com o seu percurso académico.

7 comentários:

  1. O LIVRO DEVE SER LEVADO PARA O DEBATE E POSTO BEM À VISTA EM CIMA DA MESA PARA METER NA ORDEM O VIGARISTA.GOSTA DE FAST FOOD EDUCATIVA?VAI TÊ-LA ATÉ DIZER BASTA!

    ResponderEliminar
  2. Penso que se PP Coelho colocar num canto da mesa o livro do professor e no outro os documentos que mostram mais de 300 milhões de euros em offshores,será suficiente para amansar o aldrabão.

    ResponderEliminar
  3. Basta procurar alguns endereços que constam no Google e que atestam a grande aldrabice que são as novas oportunidades.

    Anexo alguns:

    vas-oportunidades-12-ano-iid- 49212407 - Em cache - Semelhante
    TRABALHOS FEITOS - NOVAS OPORTUNIDADES - Lisboa - Outras vendas ...
    - 2 visitas - 06/01/10
    Vendo todos os trabalhos que correspondem do 9º até ao 12º ano, nas novas oportunidades. contacto: jndrd5@gmail.com Preço: A discutir por e-mail.
    lisboacity.olx.pt › ... › Outras vendas - Em cache - Semelhante

    Trabalho completo novas oportunidades 12º ano - Souto de Lafões ...
    Vendo trabalho novas oportunidades do 12º ano certificado com 80 creditos ...
    soutodelafoes.olx.pt/trabalho-completo-no

    ELABORAM-SE TRABALHOS NOVAS OPORTUNIDADES - Crespos - Outros ...
    Elaboro trabalhos das novas oportunidades a um preço muito acessível. Sou licenciada, e tenho muita experiência em elaborar trabalhos.
    crespos-braga.olx.pt/elaboram-se-trabalhos-novas-oportunidades-iid- 75803553 - Em cache


    País - Trabalhos do Programa Novas Oportunidades à venda na ...
    19 ago. 2010 ... Trabalhos do Programa Novas Oportunidades à venda na Internet por 400 euros - RTP Noticias, Áudio.
    www.rtp.pt/noticias/?...Trabalhos...Novas-Oportunidades...venda...



    País - Trabalhos do Programa Novas Oportunidades à venda na ...
    19 ago. 2010 ... Luís Capucha, da Agência Nacional de Qualificação, revelou ...
    tv1.rtp.pt/noticias/?...Trabalhos...Novas-Oportunidades...venda... - Em cache
    Mostrar mais resultados de rtp.pt

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde António,

    Acho que fizeste muito bem.
    Espero que PPC use este teu extraordinário trabalho como uma "arma" a favor dele ... e a favor de Portugal ...(embora, infelizmente não acredite muito ....)

    ResponderEliminar
  5. Penso que se PP Coelho colocar num canto da mesa o livro do professor e no outro os documentos que mostram mais de 300 milhões de euros em offshores,será suficiente para amansar o aldrabão.
    19 de Maio de 2011 03:3

    MAIS OS 100 MILHOES DO OFFSHORE DO TIO….JÁ SÃO 400 MILHOES DE EUROS
    QUE FAZIAM BASTANTE JEITO A QUEM FORAM ROUBADOS

    ResponderEliminar
  6. Óptimas ideias... Essa coisa tem de ser ANIQUILADA!!!

    ResponderEliminar
  7. Espero que P. Coelho consiga desmascarar as mentiras de Sócrates

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.