D. Manuel Clemente foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, em 19-6-2013, numa eleição intercalar determinada pela aceitação, já pelo Papa Francisco, do pedido de resignação episcopal por ultrapassagem do limite de idade do cardeal D. José Policarpo. Em abril de 2014 haverá nova eleição, para o triénio 2014-2017. D. Manuel Clemente já era o vice-presidente da Conferência e vai suceder a D. José Policarpo também como Patriarca de Lisboa, conforme anúncio da Nunciatura Apostólica de Lisboa, em 18-3-2013.
Daqui, do Portugal Profundo no qual procuro regar a esperança desde 31 agosto de 2003, lhe desejo a mesma independência e ação neste novo encargo que humildemente pedi quando foi nomeado Patriarca de Lisboa e que a estrutura e a colegialidade da própria Conferência Episcopal já vinham praticando, face a um contexto elitista de revolução dos costumes. D. Manuel receberá o pálio das mãos do Papa Francisco, em 29 de junho, e tomará a responsabilidade do Patriarcado de Lisboa, em 6 de julho de 2013. Grande desafio tem a Igreja portuguesa, e muito especialmente o novo Patriarca, perante o ambiente de totalitarismo mediático relativista, de corrupção política ubíqua e de ruína financeiro-económica do País!
Daqui, do Portugal Profundo no qual procuro regar a esperança desde 31 agosto de 2003, lhe desejo a mesma independência e ação neste novo encargo que humildemente pedi quando foi nomeado Patriarca de Lisboa e que a estrutura e a colegialidade da própria Conferência Episcopal já vinham praticando, face a um contexto elitista de revolução dos costumes. D. Manuel receberá o pálio das mãos do Papa Francisco, em 29 de junho, e tomará a responsabilidade do Patriarcado de Lisboa, em 6 de julho de 2013. Grande desafio tem a Igreja portuguesa, e muito especialmente o novo Patriarca, perante o ambiente de totalitarismo mediático relativista, de corrupção política ubíqua e de ruína financeiro-económica do País!
O Governo a fraquejar
ResponderEliminarhttp://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=112378
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/professores_vao_trabalhar_mais_cinco_horas_por_semana__em_casa.html
E quem é agora o representante maçon no Episcopado?
ResponderEliminarcenas dos próximos capítulos:
ResponderEliminartudo isso e o que seguramente nos vai acontecer
QUANDO É QUE MANDAMOS O WALLY RENA À PUTA QUE O PARIU E DE VOLTA PARA A LAPÓNIA?
ResponderEliminarPode levar com ele o Barrosão Durão com os Portugueses,mais uma das vergonhas nacionais.
ResponderEliminarO problema é que o Tuga deixou-se cair na armadilha da liquidez, e é tão ávido de crédito como o drogado é de cocaína. Como o Olhi RENA é o fornecedor do "material", o Tuga lambe as botas da Rena.
ResponderEliminarÉ a vida, como dizia o Oráculo Tonecas.
Por falar em Tonecas, foi o ÚNICO político até à data, que pediu desculpas pela miséria que deixou em herança. O Cavaco acha que o português lhe deve a dignidade. O Soares acha que o país lhe deve tudo. O Sócrates acha que a Rua Braancamp deveria mudar para Rua Sócrates.
Foi o único pulha que nunca pediu desculpa,mas que é apresentado como tal pelos aldrabões da ordem.E tinha muitas desculpas para pedir!
ResponderEliminar"Todos aqueles que exerceram funções em Portugal terão tentado fazer melhor ou pior, mas obviamente têm uma responsabilidade no facto de até hoje não termos sido capazes de ultrapassar esses défices tradicionais, essa incapacidade tradicional, para competir em plano de verdadeira igualdade com os nossos parceiros, nomeadamente no quadro europeu", disse António Guterres
Se isto é pedir descuylpas,eu sou o Gato das Botas.
Que país este.Só aldrabices e enganos.
Se este crápula fosse honesto e estivesse arrependido do que fez,abandonava a carreira política.Nem ele nem nenhum o fará.O que os motiva não é o interesse público nem o bem comum.
O trafulha sabia bem onde nos estava a meter e que não tinha a menos capacidade para o cargo que ocupava.
A aprovação do alargamento da UE,completamente contrária aos interesses da nossa nação é obra da lavra desta criatura velhaca.
Procurem os offshores desta maralha e vejam os depósitos feitos à época.
Foi este traste que trouxe Varas e Sócrates à ribalta.
É preciso lata para apresentar este fulano com asas de anjo.
Henrique Neto dele disse que governava para os jornais e telejornais.
Os portugueses não aprendem nada nem têm memória.
No 29.9 vamos lá todos escrever no boletim PPP por extenso.
ResponderEliminarBanksters para a prisão,também....
ResponderEliminarEspero que ponha ordem na Renascença e a resgate do amarelismo em que caiu. Já não faz a diferença na informação; vendeu-se; só quer música a metro. Corporiza Pilatos e não Jesus Cristo.
ResponderEliminarhttp://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=604613
ResponderEliminar"Todos aqueles que exerceram funções em Portugal têm uma responsabilidade no facto de nós, até hoje, ainda não termos sido capazes de ultrapassar esses défices tradicionais, essa incapacidade tradicional para competir em plano de verdadeira igualdade com os nossos parceiros, nomeadamente no quadro europeu", afirmou António Guterres, em entrevista à RTP sexta-feira à noite.
"Ainda não fomos capazes - e eu próprio porventura também o não fui - de re-situar o país por forma a pudermos garantir aos nossos cidadãos melhores níveis de emprego e de bem-estar", reconheceu o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
Interrogado sobre se se arrepende de ter autorizado a compra de submarinos por Portugal, António Guterres disse que não se considera "o grande impulsionador" do negócio, mas admite que aceitou a tese de que "fazia sentido que Portugal devesse renovar os submarinos que tinha".
"As pessoas convenceram-me de que o submarino é a arma que, apesar de tudo, dá maior autonomia ao país, porque enquanto uma fragata ou uma corveta é facilmente detetada e destruída num contexto de conflito, um submarino é uma ameaça onde está e onde não está. E, por isso, se o país é pobre e deve ter marinha, faz sentido que tenha submarinos", explicou.
António Guterres afastou ainda a possibilidade de voltar a ter um papel ativo na política nacional: "Não tenho qualquer intenção de regressar à política portuguesa neste momento", garantiu.
"Não tenho qualquer intenção de regressar à política portuguesa neste momento", garantiu.
ResponderEliminarOnde é que já ouvi isto?
Por falar em Renascença/Universidade Católica, será que vão continuar a receber milhões de um erário público falido? Será também que se vão continuar a erigir Igrejas em cada esquina, com ajudas do Orçamento de Estado? É que, há regiões do país em que há mais Igrejas por 1.000 habitantes, do que em qualquer outro país, e isso, á custa do desgraçado e esfolado contribuinte.
ResponderEliminarO OE é que paga as igrejas?
ResponderEliminarSanta ignorância.
Paga muitos estádios de futebol e salários a quem não trabalha,rendimento mínimo a assimilados que nada produzem a não ser crime,enche contas e engorda fortunas ao estrume partidário e apaniguados,mas disso não se queixam os "consumidores",forma de vida mentalmente vegetativa que habita este espaço que era antigamente Portugal.
PPP-Pulhitícos Para a Prisão também!
ResponderEliminarQueria que comentasse, se possível, uma noticia que saiu no Expresso sobre os milhões investidos na agricultura:
ResponderEliminar.
http://expresso.sapo.pt/a-primeira-pagina-do-expresso-economia=f815650
.
Segundo uma conta por alto, 3.5 bilhões (1000X milhão) de euros em subsídios para criar 30,000 postos de trabalho...parece um pouco caro ! (+100mil euros por posto de trabalho ???)
.
Como sempre, esta coisa dos subsídios nunca se sabe como aferir da sua eficácia, também ninguém quer saber pois dá votos... Pode é haver problemas, desilusões e falências lá na frente ! E depois o "Aí Meu Deus" me acudam de sempre.
.
Cumprimentos, Bruno
O OE paga Igrejas. TODAS. Na construção das igrejas, está sempre uma plaquinha a mencionar qual a contribuição do Estado. Será que a contribuição para a construção de igrejas é melhor do que o pagamento de subsídios de desemprego? Não. Em Portugal, não há falta de igrejas. Évora e Braga, são exemplos de igrejas a cada esquinas, e muitas delas vazias.
ResponderEliminarSó se estamos a falar da Mesquita do Policarpo aventalado no Restelo desenhada pelo Trufa de avental.Deve chegar para completar a futura Reforma.
ResponderEliminarPara a esquerda portuguesa não há corrupção nem corruptos.Ufa!já estou mais aliviado por não ter ido para o Brasil!!Zarolho,venha lá de novo o pote!!!
ResponderEliminarEm Portugal como no resto do mundo "A verdadeira fé apagou-se e uma falsa luz ilumina o mundo" (Nossa Senhora em La Salette).
ResponderEliminarPoderá, quererá, D. Manuel Clemente alterar esta situação, ou será que vai continuar, como os seus colegas, na via do "ecumenismo" e da religião universal, a da tal "falsa luz" que tem vindo a destruir o catolicismo em toda a parte, para grande regozijo da maçonaria, "sinagoga de satanás", como lhe chamava o papa Leão XIII?
A ver vamos.
O ecumenismo!
ResponderEliminarHá pouco tempo, o pároco de Alcobaça organizou um encontro entre católicos e protestantes lá do burgo sob o lema "Unidos na mesma fé"…
Eu não sabia que católicos e protestantes estavam "unidos na mesma fé". Em todo o caso não foi o que me ensinaram no catecismo… Deviam estar errado…
Mas se estamos já todos "unidos na mesma fé", porque é que não estamos todos na mesma Igreja?
Bizarro…
As divergências doutrinais, pftt…
Os mártires que deram a sua vida, que verteram o seu sangue na defesa da Fé e da Verdade, pftt…
A fidelidade aos ensinamentos da Tradição, pftt…
O novo patriarca vai ter muito que fazer para repor nos eixos estes padres transviados…
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/jovem-esfaqueado-junto-a-escola-na-amadora-1598468
ResponderEliminarUm jovem de 19 anos ficou gravemente ferido nesta quarta-feira após ter sido esfaqueado nas costas e numa perna junto à Escola Secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora. O incidente ocorreu na sequência de uma rixa entre grupos rivais, avançou a TVI 24.
O PÚBLICO apurou entretanto que o jovem em causa é aluno daquela escola e que o esfaqueamento ocorreu numa paragem de autocarro nas imediações do estabelecimento de ensino. O jovem ainda terá conseguido fugir para o interior da escola, onde foi assistido por técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica. Dali foi transportado para o Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, onde entrou perto das 17h e deverá ser sujeito a intervenção cirúrgica.
É a segunda vez no espaço de um mês que esta escola localizada na freguesia da Venteira é assolada por episódios graves de violência. A 6 de Junho, Lainine Sanches, um jovem de 20 anos que ali chegou a estudar, morreu junto aos portões da escola vítima de esfaqueamento depois de ter estado envolvido em confrontos entre grupos rivais da Amadora.
Depois da GOLPADA do BPN, do BPP e do BCP, agora a NOVA golpada do BANIF. Os Banksters continuam em alta, com o ALTO patrocínio do Prof. Cavaco, o Dr. Passos, o Dr. Carlos Costa e com a anuencia do Ministro de Sócrates, e ex-arvorado de Gama, Amado.
ResponderEliminarBanksters no Poder.
http://economico.sapo.pt/noticias/defice-de-106-no-primeiro-trimestre_172289.html
O défice português aumentou no primeiro trimestre até 10,6% do PIB, revelou hoje o INE.
Esse valor compara com os 7,9% registados nos três primeiros meses do ano passado.
O Governo comprometeu-se com a ‘troika' a baixar o défice até 4,5% do PIB este ano.
Lamentável foi a reacção de D. Manuel Clemente quando foi conhecida, através da imprensa, a pedofilia do ex-bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos de Azevedo, graças a corajosa denúncia de um padre vítima deste imundo prelado.
ResponderEliminar"Pergunto se não há aqui uma ofensa aos direitos humanos trazer o caso ao público", declarou D. M. Clemente.
Vejam aqui:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=630428&tm=8&layout=122&visual=61
Ofensa aos direitos humanos do bispo pedófilo e ex-colega?
Esta gente julga que está acima da lei?
Era melhor o silêncio?
O criminoso a pavonear-se e a vítima a chorar no seu canto…
Esta lamentável reacção de D. Clemente não augura nada de bom, na minha opinião, do que será o seu ministério patriarcal.
Mas pior ainda a reacção escandalosa do arcebispo de Braga, Ortega, a manifestar "solidariedade" com o criminoso.
Inacreditável.
Sim, para estes patifes era melhor o silêncio. Como na maçonaria.
ResponderEliminarDON NUNO
ResponderEliminarTenho cá para mim que foi conhecida (publicada) a denuncia do padre, quando aos alegados abusos quando foi necessário afastar um concorrente (outro bispo) para bem longe.
Contudo nada tenho como certo quanto aos alegado assediador ou à elagada vítima.
Perspassa uma luta pelo poder no agrupamento "unidos pela mesma fé".
Tenho tristesa por tudo isso.
Comentário lido no "Sol" on line:
ResponderEliminarZeus
27.06.2013 - 20:15
denunciar
O PAULINHO DAS FEIRAS SÓ FAZ TURISMO. A UE ESTÁ PRESTES A ROUBAR A PLATAFORMA CONTINENTAL PORTUGUESA E AGRADECE A INCOMPETÊNCIA DO PAULINHO DAS FEIRAS
***********************************
Quando Sócrates investiu nos Magalhães e no reforço das relações com a América Latina foi insultado pelo Paulinho das Feiras e restante escumalha NEOL. Agora é vê-los ao beijinho na gengiva com o Nicolas Maduro, a vender Magalhães no México, etc..
Entretanto, o Paulinho das Feiras para poder andar a fazer Turismo de Estado por esse Mundo fora, descura o único Dossier verdadeiramente importante que tem em mãos: o Dossier do Reconhecimento pela ONU da Plataforma Continental Portuguesa que é de longe a maior fonte de riqueza de Portugal e está em sério risco de ser roubada a Portugal pela UE porque o Paulinho das Feiras e os seus Boys em vez de tratarem do único Dossier importante que têm entre mãos andam a fazer Turismo de Estado à pala dos contribuintes.
Uma das muitas riquezas existentes na Plataforma Continental Portuguesa é gás de Xisto. Em vez de concentrar todas as energias no reconhecimento da plataforma continental Portuguesa pela ONU, como sendo Portuguesa e não como sendo da UE, como pretendem os Alemães, Franceses, Holandeses e o resto da UE.
Se o Paulinho das Feiras fosse um Ministro Competente em vez de andar armado em exterminador de Funcionários Públicos, Pensionistas, Reformados, Agricultores e Portugueses em geral concentrava-se no reconhecimento pela ONU da Plataforma Continental Portuguesa.
O reconhecimento pela ONU da PLataforma Continental Portuguesa chegou a estar agendado para 2013. Agora, após pressões da UE a ONU já adiou o reconhecimento para 2015. A UE quer roubar Portugal. Não quer que a ONU recionheça a Plataforma Continental como sendo Portuguesa, para a UE poder ficar com a Plataforma Continental Portuguesa. A UE está a tentar criar uma política marítima comum de modo a que quando a ONU reconhecer a Plataforma Continental Portuguesa o faça como sendo Plataforma Continental da UE. Isso seria um roubo descarado e significaria que se Portugal um dia decidisse sair da UE perderia toda a riqueza da Plataforma Continental Portuguesa.
Outros países da UE já têm as suas Plataformas Continentais reconhecidas pela ONU como sendo desses países e não da UE. Só em Portugal é que este Governo de incompetentes vai deixar que a UE roube a Plataforma Continental Portuguesa. A Plaraforma COntinental Portuguesa tem uma área equivalente a cerca de 40 vezes o território de Portugal. É uma riqueza incomensurável.
Se o incompetente Paulinho das Feiras em vez de andar a brincar aos guiões e de andar a fazer turismo à pala dos contribuintes com a desculpa esfarrapada da “Diplomacia Económica” se concentrasse no Dossier mais importante para Portugal que é o do Reconhecimento da Plataforma Continental Portuguesa como sendo exclusivamente de Portugal e não da UE, faria muito melhor.
O Paulinho das Feiras tem a mania que é chico esperto mas no Dossier do Reconhecimento pela ONU da Plataforma Continental Portuguesa está a ser enrabado pelos Euroburocratas da UE a toda a força.
Talvez tenha dúvidas "quanto ao alegado assediador".
ResponderEliminarPorém, os seus colegas bispos, esses, não têm nenhumas!
A homossexualidade de Carlos Azevedo era segredo de polichinelo nos meios eclesiásticos.
Mesmo assim, passou, durante muito tempo, por mais que provável sucessor de Policarpo, que sempre o amparou, até que, definitivamente "queimado" pelas revelações que vinham filtrando pouco a pouco, foi mandado para Roma engrossar o "lobby gay" do Vaticano.
Não houve nenhuma luta de poder nisto.
Houve apenas "conveniência" eclesiástica.
Mais do que nunca, o problema da Igreja é o problema da credibilidade do seu clero, credibilidade que se ganha (ou, inversamente, se perde) com a procura (ou, inversamente, o abandono) da coerência, da fé, da santidade.
Isto exige espírito de sacrifício, apego à Cruz, heroísmo. Há ainda padres heróicos em Portugal?
"Se o Paulinho das Feiras fosse um Ministro Competente em vez de andar armado em exterminador de Funcionários Públicos, Pensionistas, Reformados, Agricultores e Portugueses em geral concentrava-se no reconhecimento pela ONU da Plataforma Continental Portuguesa"
ResponderEliminarÉ estranho o Paulino paneleiro ser EXTERMINADOR de FP's e de Reformados, quando a DESPESA PÙBLICA AUMENTOU em 7% no 1º trimestre de 2013. Que raio deve haver neste FILHO DA PUTA de país, em que se corta em too o lado, mas a DESPESA PÙBLICA dispara, e cresce mesmo mais do que o SAQUE dos impostos.
FILHO DA PUTA de país este. A culpa foi do D. Afonso Henriques, pelos vistos.
Para a esquerda portuguesa não há pedófilos, excepto quando são padres,bispos ou cardeais sem avental!É um dogma da fé percebem....Zarolho!!manda lá vir mais um garoto que já venho...
ResponderEliminarFoi uma conspiração!Foi uma conspiração!!Valha-me o Supremo Arquitecto do Avental do Restelo e a Guardia di Finanza!!!
ResponderEliminarVenham a mim as criancinhas porque os padres é que são os pedófilos maus.Nós somos dos bons.
ResponderEliminarO Cruz de Braga também abafava a palhinha na Católica?
ResponderEliminar"Grande desafio tem a Igreja portuguesa, e muito especialmente o novo Patriarca, perante o ambiente de totalitarismo mediático relativista, de corrupção política ubíqua e de ruína financeiro-económica do País!"
ResponderEliminarCaro ABC, grande desafio tem D. Manuel Clemente em restaurar na Igreja em Portugal os "fundamentais" da Fé, a doutrina da Fé e a santidade do clero, depois de 50 anos de deriva conciliar e de descalabro moral e espiritual.
Portugal, país outrora católico, apostatou. É esta a realidade.
Desta apostasia, favorecida, claro, pela maçonaria e pelo clima deletério que ela criou em muitos sectores da sociedade, provêm todos os outros males que nos afligem, nomeadamente o problema económico e político, pois o homem apóstata perde a verdadeira noção das coisas. Tudo lhe sai errado.
«Nella Curia ci sono persone sante, davvero, ma c’è anche una corrente di corruzione. Si parla di una “lobby gay”, ed è vero, esiste. Noi dobbiamo valutare cosa si può fare»
ResponderEliminarPalavras do papa Francesco I. Indesmentíveis.
A quem lê italiano, recomendo vivamente a leitura do artigo do Prof. Roberto de Mattei, "Papa Francesco e il dramma della sodomia nella Chiesa", no link seguinte:
ResponderEliminarhttp://blog.messainlatino.it/2013/06/tra-sporcizia-e-fumo-di-satana.html
Do artigo destaco este parágrafo, que permite entender melhor o tratamento (ou não tratamento) dado pelos bispos de Portugal ao caso D. Carlos Azevedo:
"L’atteggiamento di certe autorità ecclesiastiche di fronte a scandali di questo genere è stupefacente. Quando esse vengono a conoscenza dell’esistenza di una situazione immorale in una parrocchia, in un collegio, in un seminario, non procedono per appurare la verità, rimuovere i colpevoli, eliminare la sporcizia, ma manifestano fastidio, se non riprovazione, nei confronti di chi ha denunciato il male, e, nel migliore dei casi, si limitano a prendere in considerazione ciò che può interessare la giustizia civile, per timore di essere coinvolte nelle vicende giudiziarie. Tacciono su ciò che ha un pura rilevanza morale e canonica. Lo slogan potrebbe essere “tolleranza zero” per i pedofili, “tolleranza massima” per gli omosessuali. Questi ultimi continuano tranquillamente ad occupare i loro posti di parroci, vescovi, rettori di Collegio, formando quell’“omomafia” che Papa Francesco definisce “lobby gay”."
O maior drama da Igreja católica tuga foi a sua ligação aos maçons. Aliás, toda a gente sabe que Policarpozinho era maçon, ou pelo menos conjurava com eles, entre duas fumaradas. D. Clemente ou parte com a promiscuidade em curso, ou transforma Portugal numa espécie de Catalunha permissiva, em que tudo quanto é gay, pedófilo, dependente da finança e do tráfico, é premiado. O caminho é fácil, é só escolher. A sociedade ocidental entrou em decadência acelerada.
ResponderEliminarMas D. Clemente não é "Prémio Pessoa"?
ResponderEliminarOra quem era Pessoa, senão um maçon gnóstico, visceralmente anti-católico — ver os seus últimos textos.
Porque é que D. Clemente aceitou este prémio, instituído, toda a gente sabe isso, pela maçonaria?
Para se dar um ar "liberal"?
Para passar por um "espírito aberto"?
Aberto a quê, afinal?
Às ideias e influência do adversário?
Espero estar enganado…
Aceitou por vaidade e por inconsciência.
ResponderEliminarSondagens recentes revelam que, na Alemanha e na Áustria, 75 % dps padres já não acreditam na Presença Real de Deus na Eucaristia. A Eucaristia para eles é apenas um símbolo de solidariedade. Muitos deles vivem amancebados. Ou seja, sob o hábito de padres católicos tornaram-se autênticos pastores protestantes.
ResponderEliminarA situação estará diferente em Portugal?
Basta ver o desembaraço, o incrível à-vontade com que muitos celebram a ex-missa…
ResponderEliminar"sob o hábito de padres católicos" é como quem diz…
Hoje em dia vestem todos à futrica.
Dizem que é para estar mais perto do povo.
E o povo tem cada vez menos respeito por eles.
Nunca lhe perdoarei!O Policarpo não se despediu na minha Mesquita.Ainda lhe tiro o avental...
ResponderEliminarCoitado do Papa Francisco, com tantos Escariotes à sua volta.
ResponderEliminarhttp://www.euronews.com/2013/06/28/three-arrested-in-vatican-bank-scandal/
Three arrested in Vatican bank scandal
Three people have been arrested as part of an Italian investigation into the Vatican bank.
A member of Italy’s secret services, a financial broker and a cleric were all detained on Friday.
The cleric, Monsignor Nunzio Scarano, worked as an accountant in the Vatican’s financial administration. He was suspended from duties several weeks ago after being placed under investigation by magistrates.
Scarano is accused of taking 600,000 euros out of a Vatican Bank account. He is said to have taken out small amounts at a time and given them to friends who in turn wrote him cheques. The money was apparently used to pay off a mortgage.
The Monsignor’s lawyer Silverio Sica said he was additionally accused of being involved in an attempt to help friends bring 20 million euros into Italy from Switzerland by plane in league with the secret service agent and the financial intermediary.
The arrests came in the same week that Pope Francis announced he had set up a commission of inquiry into the troubled bank which has been hit by a number of scandals in the past decades.
Vatican spokesman Father Federico Lombardi said in a statement Vatican authorities stood ready to cooperate with the
Italian investigation, but had so far received no official request.
http://www.nytimes.com/2013/06/29/world/europe/cleric-and-2-others-arrested-in-vatican-bank-investigation.html?_r=0
ResponderEliminarROME — A Vatican official. A private plane. And 20 million euros in cash.
Claiming to have foiled a caper worthy of Hollywood, or at least Cinecittà, the Italian police on Friday arrested a prelate and two others on corruption charges, saying that the priest plotted last summer to help wealthy friends sneak the money, the equivalent of about $26 million, into Italy while evading financial controls.
Along with the prelate, a financial broker and a military police agent deployed to the Italian Secret Service were arrested after an investigation that developed out of a broader three-year inquiry into the Vatican Bank. The case is the latest black mark on the bank, which under Pope Francis and Pope Benedict XVI has been trying to shake its image as a secretive tax and money laundering haven and bring itself into compliance with European norms so it can use the euro.
Rome prosecutors say the three men hired a private plane last July with the intention of bringing the cash into Italy from Locarno, Switzerland. The money was to be carried by the Secret Service agent, Giovanni Maria Zito, who would not be required to declare it at the border. But the scheme fell through, the prosecutors said, as the three began bickering and, eventually, lost their nerve. Cellphones used by the three in arranging the money transfer were later burned, prosecutors said.
The European Union and the United States have served notice in recent years that they will no longer tolerate the wall of secrecy in tax havens like Switzerland, Luxembourg and the Cayman Islands. As a result, major account holders have been growing increasingly nervous.
Nello Rossi, the Rome prosecutor who led the investigation, said that discussions picked up on wiretaps seemed to indicate that the 20 million euros in Switzerland was tied to the D’Amico family, Salerno shipping magnates.