sexta-feira, 25 de setembro de 2020

A punição do trabalho pelo modelo fiscal marxista

Recomendo a crónica de Carlos Guimarães Pinto, no Eco, de 24-9-2020, “Mitos e falácias sobre o IRS em Portugal (1)” e fico na expetativa das crónicas seguintes sobre o mesmo tema.

Carlos Guimarães Pinto prova o absurdo para a receita fiscal - comparando Portugal e a República Checa) - para a economia, para os trabalhadores e as empresas, da progressividade (aumento da taxa com a subida sobre o rendimento) de um imposto que incide sobre o rendimento dos trabalhadores e não sobre a riqueza. Pune o trabalho e isenta a riqueza. A riqueza escapa na chantagem dos paraísos fiscais e no planeamento fiscal das empresas que gera, na prática, por corrupção política e manigância contabilística, uma regressividade do seu IRC e demais impostos. É a classe média que paga a desbunda do Estado: corrupção, despesismo, subsídio-dependência.

A progressividade do imposto sobre o rendimento dos trabalhadores (IRS) é um requisito do marxismo. Um axioma por enquanto inabalável, em consequência da predominância do marxismo nos média e na sociedade. E justificado com a demagogia da confusão entre valores relativos das taxas e valores absolutos do pagamento do imposto. Não há domínio em que a demagogia seja mais profícua junto do eleitor do que a política fiscal, desde logo com as deduções ao IRS que o modelo de taxa única elimina. Como não havia precedente fiscal, a adoção da taxa única (ou plana) foi mais fácil nos países de Leste saídos do comunismo. 

Os marxistas pretendem a igualitarização absoluta dos rendimentos e, por isso, opõem-se a uma taxa única de IRS que geraria maior desigualdade, porque se alargaria a distância entre os que têm rendimentos mais elevados e os que têm rendimentos mais baixos. Ainda que a redução fiscal constitua um incentivo para mais e melhor trabalho. Por outro lado, contestam a transferência da carga fiscal do trabalho para o consumo porque julgam a poupança como criminosa e o investimento privado como abuso.

Os imobilistas justificam que a mudança para um modelo fiscal de taxa única de IRS causaria uma queda desastrosa da receita fiscal. O novo modelo de taxa plana imporia que a taxa subisse para os escalões mais baixos da classe média de rendimentos, ao passo que desceria para os escalões mais altos da classe média, para a classe alta e para a classe baixa. Ora, a compensação terá de vir dos impostos de consumo, como o IVA, poderá ter um efeito penalizador sobre a competitividade das empresas, devido ao correspondente aumento de taxa deste imposto. Esta nova dicotomia entre os rendimentos altos e baixos, seria demagogicamente apresentada como divisão entre ricos e pobres.

Para responder a estes dois argumentos, Carlos Guimarães Pinto propõe duas taxas de IRS, em vez de apenas uma. Mas um modelo de duas taxas não contenta a oposição ideológica marxista, nem atenua o alarme financeiro pela dificuldade política de equilibrar o orçamento através do agravamento de outros impostos.

A desoneração do trabalho deverá ser progressivamente compensada pelo aumento da taxa dos impostos de consumo, designadamente também por uma taxa única de IVA, em vez dos escalões demagógicos da atualidade. E isto terá de ser feito em consenso com os outros países para não originar um significativo desvio de comércio e crise económica grave nos países que, no seu espaço económikco concorrencial, se aventurassem sozinhos ao lançamento de taxas muito mais altas de IVA e nos demais impostos sobre o consumo. Num quadro gradual, será possível aplicar uma taxa única de IRS, com isenção dos rendimentos mais baixos e eliminação das deduções. Só um modelo em que todos fiquem melhor será politicamente exequível.

Em qualquer caso, a redução da carga fiscal implica um alargamento da base tributária e, se for moderada e incremental, também da própria receita fiscal. Receita fiscal adicional que não deve ser convertida num aumento da subsidio-dependência, engorda do funcionalismo público e na corrupção de obras faraónicas. mas na redução progressiva do endividamento do Estado. 

A atual carga fiscal sobre o trabalho está a arruinar a economia e a empobrecer os portugueses
. É insuportável.



3 comentários:

  1. Não é nada insuportável!

    Espera só para veres o entusiasmo da manada tuga quando for hora de votar novamente!

    De resto esta discussão sobre IRS é inútil... Quem decide, nesta pequena quinta de nome Portróikal, como é distribuída a Massa Monetária não é o "governo" mas sim as Famílias bilionárias e multi-milionárias. Quem "pensa" o contrário é alguém que "pensa" que "O meu voto conta"!

    Vejamos o que se passa ao nível do SISTEMA MONETÁRIO.

    2 anos após o último ataque terrorista financeiro era esta a distribuição da Massa Monetária
    distribuição 2010

    Entretanto vieram com a lenga-lenga da "austeridade", "vivemos acima das possibilidades", bla bla bla... veio a Tróika para nos SALVAR, e fomos salvos!

    Fruto de todas as medidas tomadas para "arranjar a casa" em 2019 a distribuição da Massa Monetário estava assim:

    distribuição 2019

    Achar que os tugas são soberanos ao ponto de alterar a Regras estabelecidas pelos DONOS do Sistema Monetário é algo que dá que pensar!

    ResponderEliminar
  2. Até achava que um imposto para as empresas assente no volume de negócios e não no resultado resolveria em muito as evasões fiscais. Claro que deveria ser uma taxa reduzida, mais ou menos o equivalente a um imposto semelhante à que uma sociedade (que não seja fraudulenta) atualmente paga, possibilitando eventualmente uma redução no imposto em caso de ser uma empresa exportadora de bens e serviços, ajudando dessa forma à criação de riqueza, na medida em que podemos chamar também empresas estrangeiras para Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Achar que os tugas são soberanos ao ponto de alterar a Regras estabelecidas pelos DONOS do Sistema Monetário é algo que dá que pensar!"-------------------Exacto,e o "socialismo demo-crático" não passa de um fantoche para enganar as massas imbecilizadas(os que votam ou não).

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.