quarta-feira, 8 de abril de 2020

Rendimento básico mortal

O Governo espanhol da coligação da frente popular marxista PSOE-Podemos, através da ministra da Economia, Nadia Calviño, anunciou em 5-4-2020, que o executivo do país vizinho vai instituir o «rendimento básico vital» (em Portugal designado como «rendimento básico incondicional»). Esse rendimento, atribuído pelo Estado, não se pode confundir com o rendimento mínimo ou rendimento social de inserção, pois concede-se a todos os cidadãos, independente dos seus recursos ou da sua condição de necessitado. A ministra espanhola explica que este rendimento básico vital não será apenas para a situação excecional decorrente da pandemia do Covid-19, mas que «deve ficar para sempre».

O Estado já proporcionava pensão de reforma, subsídio de desemprego, cuidados de saúde, educação gratuita, assistência a crianças, a idosos e famílias, assistência social, e rendimento social para carenciados e inativos.  Agora, vai dar dinheiro sem condição de recursos (sejam pobres, remediados ou ricos) e sem contrapartida. Completa-se a abóboda do edifício do Estado Social(ista), sustentado por alicerces fiscais cada vez mais pesados. Não se afunda apenas o socialismo, trasnsmutação relativista e pós-modernista do marxismo clássico. Enterra-se o povo neste pântano político.


* Imagem picada daqui. A citação de Margaret Tatcher é de um discurso ao congresso do Partido Conservador, em 14-10-1983.

2 comentários:

  1. No mundo perfeito do Prof. Balbino Caldeira o Estado não teria qualquer obrigação de proporcionar pensão de reforma, nem subsídio de desemprego, nem cuidados de saúde, ou assistência a crianças ou a idosos. Seria assim uma espécie de lei da selva do salve-se quem puder. E já agora porque não informa o Prof. Balbino quais são os países (do terceiro mundo) onde se pratica tal politica? E porque é que o Prof. Balbino não deixa de viver por conta do dinheiro dos contribuintes e vai trabalhar para uma universidade privada a recibos verdes de 5 euros por hora ?
    Sobre o facto do funeral da Senhora Tatcher ter custado 4 milhões de euros do dinheiro dos contribuintes, o Prof. Balbino diz nada. E se o funeral do Mário Soares tivesse custado 1 milhão de euros do dinheiro dos contribuintes o que diria o Prof. Balbino ? Que era um escândalo ?
    Também sobre o facto da Senhora Tatcher ter protegido um pedófilo o Prof. Balbino diz nada https://www.independent.co.uk/news/uk/politics/inquiry-child-sexual-abuse-peter-morrison-paedophile-tory-mp-thatcher-mi5-westminster-police-a8818151.html

    ResponderEliminar
  2. O Estado já proporcionava pensão de reforma, subsídio de desemprego, cuidados de saúde, educação gratuita, assistência a crianças, a idosos e famílias, assistência social, e rendimento social para carenciados e inativos. Agora, vai dar dinheiro sem condição de recursos (sejam pobres, remediados ou ricos) e sem contrapartida.

    Falta dizer que, quando o Estado distribuir o Rendimento Mínimo Incondicional (RMI) deixará de distribuir todos os outros subsídios. E ainda "ganha" dinheiro, porque é mais barato...
    O RMI foi sugerido pela primeira vez por um sindicato de partidos de direita...

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.