terça-feira, 11 de novembro de 2014

O caso da alegada sabotagem do Citius: responsabilidades e sombras

O despacho de arquivamento, em 10-11-2014, do inquérito sobre a alegada sabotagem do Citius (plataforma informática de funcionamento dos tribunais) implica uma consequência no Ministério da Justiça, como indica o José.

Mesmo que seja inexplicável, dada o absurdamente elevado número de funcionários nos serviços centrais dos ministérios (de lembrar o célebre poste do JCD, no Jaquinzinhos, de 13-7-2004, sobre «O Monstro das Bolachas»), em relação aos funcionários, desconcentrados da babilónia lisboeta, afetos à produção (professores, médicos, juízes, engenheiros), a recorrência de problemas de prontidão e de eficiência informática na administração pública central, seja no Ministério da Educação, ou noutros, e agora no Ministério da Justiça - que levantam suspeitas políticas que a filtragem dirigida para os jornais acentua. Não carece de prova: é. Não adianta brigar com os factos: o que adianta é limpar, de alto a baixo, nesses serviços críticos, os dirigentes e as chefias intermédias, politicamente comprometidas em atos hostis, de toda a parafernália de divisões, departamentos, gabinetes, secções e núcleos, e responsabilizar administrativamente os funcionários pelos seus deveres e atos.

A alegação de sabotagem informática carece de prosa sólida. Porque outra coisa são os graus de empenhamento, de diligência e de prevenção - que não têm relevância penal e que também não consta que tenham ficado postos em causa -, e outra a sabotagem. Os responsáveis máximos do Ministério da Justiça decerto conheceriam a dificuldade da prova do alegado crime de sabotagem informática - ou de alegada coação (sobre funcionários dependentes? E em quê?). A conclusão não pode ser outra de que, mesmo assim, os responsáveis políticos preferiram a manobra de diversão de reclamarem o inquérito judicial à responsabilidade pelo que correu mal, expondo os técnicos em vez de assumiram a sua responsabilidade. Porque é durante que se dirige e age, e depois se avalia e se decide. O político atento vê e resolve. E, se os meios não chegam, contrata os que forem adequados. A desculpa política não resolve o desastre dos resultados. Agora, com esta decisão, torna-se indispensável que seja publicado o inquérito interno sobre o desastre informático na migração de um mapa judiciário para outro

Reclamaram os técnicos adicionais, em devido tempo, meios específicos, e detalhados, sejam em equipamento seja em pessoal (próprio ou a contratar), para procedimentos necessários, para cumprimento da tarefa de transição informática das comarcas para o novo mapa judiciário? Cumpriram os prazos acertados e planeados para esses procedimentos? Creio que seria útil que essa informação fosse prestada, para que possam também ficar isentos da responsabilidade que o despacho judicial não resolve, nem pode apurar.

Outra coisa ainda é o alegada filtragem de informação pelos dois técnicos (CM, 30-10-2014), que não chegou a ser investigada, nem sei se, a existir, teria relevo criminal. Uma informação que acredito fosse confidencial, sujeita ao dever de sigilo e até, quiçá, de autorização prévia. É que também não pode ser ignorada a delicadeza política de qualquer informação sobre a migração informática para o novo mapa judicial, que, suponho, os responsáveis máximos do ministério jamais queriam que fosse fornecida - se é que foi -, especialmente a uma putativa ministra-sombra de António Costa para a justiça.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades mencionadas nas notícias do média, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

33 comentários:

  1. Tudo fait-divers.

    O Citius, assim como a colocação de professores pelo ministério da educação, demonstram apenas que o Estado é dominado na sua grande maioria de funcionários com responsabilidade, incompetentes. Nada mais.

    O Citius, assim como a como a colocação de professores, jamais aconteceria em grupos empresariais privados (ainda há em Portugal....).

    Teixeira da Cruz e Crato, apenas estão no topo da incompetência, nada mais.

    A propósito dos "bons" da PGR: como é que estão a correr os múltiplos processos relativos à maior golpada financeira de sempre, também chamado "Banco Espírito Santo"? Não se conhece nenhum acusado, e estamos a falar de uma fraude de muitos milhares de milhões de euros. Vão dizer que a culpa é do BdP? O Crato e a Teixeira da Cruz também arranjam bodes expiatórios. A PGR também lava as suas mãos no BES, com a ineficácia do BdP.

    Isto é Portugal.

    A propósito, o individuo que ainda habita em Belém, veio dizer que os accionistas e gestores da PT foram incompetentes. Mas, foi o nascido de Boliqueime, quem condecorou Bava!

    ResponderEliminar
  2. Existem duas hierarquias no Estado...a dos Tótós que se julgam Ministros e estão sentados no gabinete no Ministério...e a real do KGB/XUXA da Sombra com agentes infiltrados por tudo o que é organismo público e que cumpre as ordens do Centro instalado algures entre o Rato,a Praça do Município e a Cidade Universitária...as eleições antecipadas estavam previstas para se realizarem antes do fim do ano se o Seguro não tivesse resistido tanto...a ordem de sabotagem foi dada como sucedeu no Verão de 2004...o Estado devia entrar em colapso,a culpa era do Governo da "direita" e só a maioria absoluta XUXA podia salvar os pobres Portugueses...a ordem foi dada e não podia ser parada,mesmo depois de se contatar que eleições só haverá em Outobro de 2015....nessa altura já tudo será mais complicado para golpistas e sabotadores...ainda por cima com o casamento clandestino Salgados/Costa a vir a público em breve....

    ResponderEliminar
  3. http://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/alto_responsavel_avisa_que_colapso_do_citius_pode_voltar_a_acontecer.html

    Alto responsável avisa que colapso do Citius “pode voltar a acontecer”

    Responsáveis do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça afastam qualquer hipótese de sabotagem no Citius e dizem saber agora que a migração em massa dos processos era impossível e que o sistema é “muito deficiente”.
    "A arquitectura do Citius é muito deficiente e aquilo que ocorreu pode muito bem voltar a acontecer e com circunstâncias muito mais graves", declarou Carlos Brito, vogal do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça

    ResponderEliminar
  4. Costa que o Costa para financiar os taxos e financiar a campanha para as Legislativas decidiu aumentar tudo o que é taxa em Lisboa...por alguma razão não sai o gajo do Pote de Lisboa...só falta taxar gays e lésbicas...entre doutorados em tortura e o grupo paralamentar angariava milhões....

    ResponderEliminar
  5. Não há qualquer saboTagem. Tudo coincidências.
    No governo do Santana, a colocação de professores também recebeu uma destas "coincidências".
    E a imprensa está sempre prevenida, pronta a começar o fogo de barragem contra os governos em exercício, também por "coincidência" sempre do PSD.

    Quem não aprendeu nestes 40 anos, tem mais 40 anos vão perceber que o partido de Soares não é democrático, é golpista. Nunca aceita resultados eleitorais adversos. Nunca aceita compromissos como os que pede quando está no poder e que os idiotas do PSD aceitam, mesmo quando sabem que o país está a ser destruído pela má governação. Parte logo para o derrube dos eleitos. Usa tudo o que tem à mão. Uma imprensa corrupta, a ajuda dos primos comunistas com a agitação sindical, etc. E em último caso, o PR como sucedeu com Sampaio e como esteve à beira de acontecer com Soares a receber em Belém uma série de figuras para consultas, com vista a derrubar o governo de Cavaco Silva.
    É precisamente esta a razão pela qual a eleição de um PR é tão importante para o PS.
    Soares era marxista. rem a escola do comunismo. E no PS não falta gente da mesma estirpe.

    ResponderEliminar
  6. É tudo mentira....é tudo mentira...não somos golpistas...só taxistas...pedofilistas...comunistastoupeiristas....mentiristas compulsivos...ferrugentistas....e presidencialistas...porque quero ser Presidente a todo o custo mesmo que para tal tenha de mentir sobre todo o meu Passado !!!

    ResponderEliminar
  7. Ainda não perceberam que está tudo minado ? Os canhotos( comunas e xuxas estão infiltrados em todo o lado) Enquanto não fizerem uma limpeza com a devida desinfecção tudo será sabotado.

    O A. Costa já deixou cair a redução do nº de deputados,já começou a dar mais dinheiro da CML para a Fundação do amigo dos pobres que tem um colégio para os ricos, já começou a aumentar os impostos camarários. Quando puder, vamos ver o que fará aos Certificados de Aforro e à restante dívida pública. Vamos voltar aos desgraçados tempos do seu ex chefe Sousa da Independente.

    ResponderEliminar
  8. Estive a ler o post e, pasme-se, este não fala do Sócrates.
    É uma evolução sensacional do Dr. ABC.

    ResponderEliminar
  9. Comentários impressionantes que não permitem uma discussão de ideias racional.
    Será que o objectivo é esse mesmo, ou é apenas ignorância.

    ResponderEliminar
  10. Pois.
    Já perdeste uma oportunidade para discutir "ideias racionais".
    Tens mais duas oportunidades. À terceira bloqueia.

    ResponderEliminar
  11. Aqui vai, para os lisboetas treinarem. Vai ajudá-los no dia a dia.

    https://espectivas.files.wordpress.com/2014/11/17596214_uzcqs.gif

    ResponderEliminar
  12. Costa que quem pôs os Cornos ao Carralho foi o Passado...o pobre Carralho está internado em Rilhafoles vestido com uma camisola de forças e proibição absoluta de qualquer tipo de erecção...tudo culpa do Governo da direita....

    ResponderEliminar
  13. Costa que a Gomes formou tão bem o Xanana que este já sabe mais que o Don Marioni e o Don Santoni reunidos...Costa também que os magistrados portugueses se investigarem os negócios do Don Costa com o Don Rickie Salgados acabam todos a partir pedra em Timor....tudo culpa do Governo da direita....

    ResponderEliminar
  14. Para o anónimo das "2 de Novembro de 2014 às 17:01"

    Deixe lá, não vê que todos os comentários do género pertencem ao mesmo Frustrado??

    Na vida real deve ser digno de pena. Mas aqui não desiste continua sempre, pudera é o que lhe resta, não consegue alcançar mais, se calhar nem se apercebe disso.

    ResponderEliminar
  15. Sou eu que faço esses comentários para melhor torturar o Balbino esperando assim que ele deixe de se preocupar comigo...o gajo não fala noutra coisa e impede-me de acabar o doutoramento em paz longe da Carregueira...

    ResponderEliminar
  16. Epá, a Isabel Moreia desancou o Carralho. Chamou-lhe homenzinho.
    Só faltou aparelhar um strap on e chegar a vias de facto.
    Se no lugar de Carralho estivesse Santana, era uma carnificina na imprensa.

    ResponderEliminar
  17. O Conde troca um socretino por outro socretino. A bem diser, as prostitutas de luxo de Queluz.

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/sergio_figueiredo_vai_assumir_direccao_de_informacao_da_tvi.html

    Sérgio Figueiredo vai ser o próximo director de informação da TVI, substituindo José Alberto de Carvalho. A notícia foi confirmada pelo próprio ao Negócios, depois do Expresso ter esta manhã avançado com a notícia.

    O actual director de informação, de acordo com o site do semanário, vai assumir funções na estrutura de gestão da TVI.

    ResponderEliminar
  18. http://zap.aeiou.pt/mp-investiga-marido-da-ministra-das-financas-por-insultos-e-ameacas-jornalista-48461

    António Albuquerque, marido da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foi alvo de uma queixa de um jornalista no Ministério Público por alegadamente ter insultado e ameaçado um jornalista do Diário Económico.

    António Albuquerque, ex-editor executivo do Diário Económico terá reagido a um artigo de opinião escrito por Filipe Alves onde o acusa de ser “um ser sem coluna” e “um calhau”.

    Na troca de mensagens em causa, António Albuquerque chegou a ameaçar o jornalista dizendo: “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos”. O marido da ministra terá ainda referido “Não sabes quem é que eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar ao hospital”.

    Nas SMS enviadas, algumas ofensas terão igualmente sido proferidas visando também o director do Diário Económico, António Costa: “Tu e o teu director são uns cabrões fdp”.

    ResponderEliminar
  19. Nada demais, portanto.
    Só ameaças não concretizadas.
    Enquanto os jornalistas não começarem a levar nos ditos "cornos", nada vai mudar nesta produção de aldrabices que vive da publicidade institucional e não das receitas geradas pelas vendas. Ou seja, um jornal vive perfeitamente sem leitores em Portugal.

    ResponderEliminar
  20. a verdade é como o azeite, tarda, mas acaba por vir ao de cima.

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/novo_banco_ficou_com_25_da_pt_que_eram_da_ongoing.html

    O Novo Banco ficou com 2,5% do capital da PT SGPS que era detido pela Ongoing, apurou o Negócios. Isto apesar de essa posição não aumentar os seus direitos de voto na empresa portuguesa.

    ResponderEliminar
  21. Para o Venerando Professor Doutor Catedrático, os funcionários públicos são uns calhaus,mentirosos e incompetentes . Os ministros são um encanto de pessoas, muito sérios e competentes uns autênticos santos, A Ministra insuflada de botox de vez em quando Com uns COPITOS, é digna de rodo o apreço, os portugueses é que são uns mal agradecidos. Está na hora do Professor se reinscrever no Partido porque bem a+i um congressos e umas afeiçoes e todas as espingardas contam- Agora está a trovejar e a minha mãe está a mandar,me rezar Santa Barbarinha bendita que nos céus estás escrita etc.



    1NO PASA

    ResponderEliminar
  22. http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/ps_perde_folego_em_novembro_psd_recupera.html

    Os partidos reflectem esta tendência. Dos 40,2% de intenções de voto que reunia em Outubro, o PS passou para 38,5%. No PSD, o comportamento foi inverso: o partido de Passos Coelho subiu de 27,4% para 31,1%.

    ResponderEliminar
  23. Isto é Portugal.

    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/estrelas-da-advocacia-defendem-altos-quadros-do-estado-suspeitos-de-corrupcao-nos-vistos-gold-1676330

    O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, é defendido por João Medeiros, da sociedade de advogados PLMJ, de que é sócio José Miguel Júdice. Medeiros é advogado de Jorge Silva Carvalho no chamado caso das secretas. O ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa é acusado de violação do segredo de Estado, corrupção e abuso de poder. O advogado defende ainda, em múltiplos processos, João Rendeiro, fundador do Banco Privado Português.

    Já Rui Patrício é advogado do presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, António Figueiredo, também detido, e voltou a aparecer nas luzes da ribalta judiciária no processo Face Oculta. Nele era advogado de José Penedos, o ex-presidente da Rede Eléctrica Nacional condenado a cinco anos de prisão efectiva. Patrício está em quase todos os julgamentos mediáticos. Esteve também no da Operação Furacão, onde foi advogado de duas dezenas de arguidos, e no caso Bragaparques, onde defendeu a ex-vereadora da Câmara de Lisboa Eduarda Napoleão. Entre Maio de 2009 e Novembro de 2011 foi também membro do Conselho Superior da Magistratura, órgão de gestão e disciplina dos juízes.

    ResponderEliminar
  24. Não se admite!
    Depois de tantas conquistas do proletariado, das vanguardas de trabalhadores, operários e camponeses, os fascistas querem dar cabo do paraíso.
    Para o ano a Festa do Avante terá menos uma delegação convidada, de um partido irmão.

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2832879/UN-investigator-says-Kim-Jong-face-international-justice-systematic-torture-starvation-killings-comparable-Nazi-era-atrocities.html

    ResponderEliminar
  25. ""Lisboa é a cidade menos honesta do mundo.

    ...Para este estudo os investigadores deixavam cair no chão 12 carteiras no total, espalhadas por locais movimentados das cidades e ficavam depois a observar se os transeuntes ficavam com as carteiras ou as entregavam a alguma autoridade para que pudessem ser devolvidas aos seus donos. Cada carteira continha ainda cerca de 50 euros, fotografias de família e contactos.

    Em Helsínquia 11 das 12 carteiras foram entregues, enquanto em Lisboa apenas uma foi devolvida - não por um lisboeta mas por um casal de holandeses que se encontrava de férias.

    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2014/11/a-raiz-de-todo-o-malos-vistos-gold.html

    ResponderEliminar
  26. A missão da Coreia do Norte será naturalmente bem recebida pelo Camarada Bernardino, agora edil de Loures, na Grande Festa do Avante.

    ResponderEliminar
  27. Mas não se esqueça que o Comuna Bernardinho escolheu como vice aquele Senhor de bigode, que estava para aí há 50 anos nas das da RAINHA, PARECE-ME,E QUE SE CHAMA Carlos Costa e deve TER trazido das CALDAS aqueles bonecos com que os 2 devem brincar. FARINHA DO MESMO SACO = PSD= COMUNAS

    ResponderEliminar
  28. Ò sr Miguel Abrantes, olhe que já não o percebo.
    Acusa o PSD de direitista e agora de extrema esquerda?
    Não brinque tanto com esses bonecos das Caldas, que lhe enfraquecem a moleirinha.

    ResponderEliminar
  29. "O Papa Francisco considerou, este sábado, no discurso proferido durante a audiência que concedeu à Associação de Médicos Católicos Italianos, que o aborto, a eutanásia e a «produção» de filhos revelam uma «falsa compaixão», colocando em causa a dignidade da pessoa.

    O Papa pediu para que nenhum ser humano seja «cobaia de laboratório para, supostamente, salvar outras vidas», uma vez que «a vida humana é sempre sagrada» e tem sempre «qualidade» para contrariar os defensores do aborto ou da eutanásia."

    Depois disto, o Papa Xico acaba de perder o apoio do Mário Soares e da Lídia.

    ResponderEliminar
  30. Ho Senhor anónimo, tanto pode o das Caldas ser comuna como o Gabardine ser direito.Las, Uma moeda ten sempre 2 Caras, Quanto a confundir.me com o tal Abrantes que não tenho o prazer de conhecer, não me pode dar mais umas pistas?. Que ele não frequenta a TORRE 2 DAS AMOREIRAS, não frequenta porque só se pode lá entrar com cartão eletronic e todos os nomes fixam lá registrados,

    ResponderEliminar
  31. Caro anônimo, o papa Francisco a mim não me diz nada, pois não aprecio troca tintas. Francisco Foi toda a vida Jesuíta, mas para se tornar mais popular perante os papal vos, resolveu tornar-se Franciscano. E eu não gosto disso, Jesuíta uma vez, jesuíta toda a vida Não se zangue comigo por não estar de acordo mas a vida é mesmo assim, a beleza está na diversidade.

    ResponderEliminar
  32. Miguel Abrantes, não é um metrosexual, ali da Praça de Londres?

    ResponderEliminar
  33. NÃO FREQUENTO A PRAÇA DE LONDRES QUE É MUITO LONGE DO MEU ESCRITÓRIO. Frequento os restaurantes e cafés das Amoreiras onde está sempre o Pulido VALENTE, COM UNS LARGOS COPOS, e ás vezes o metrossexual HORTA OSORIO, quando está em Portugal em negócios, como agora. O metrossexual Pedro Santana Lopes agora anda vestido de "pobezinho" Os METROSSEXUAIS Passaram DE moda E Só RESTA O RONALDO, MAS COMO FEZ UM FILHO DE BARRIGA DE aluguer IMITANDO O ELTON JONES E O RICKY MARTIN, já ninguém quer essa moda, Diga nais qualquer coisa sobre o Abrantes, é político, jornalista ou o quê? Se calhar é o Jornalista do Econômico que o marido da SINISTRA MINISTRA GARGANTA FUNDA, quer partir os cornos. A nossa Republica é o BURUNDI é só ver os Conselheiros de Estado na TV. não HÁ VERGONHA.

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.