terça-feira, 29 de julho de 2014

Em defesa da justiça e contra a bancocracia


A.B.C. (2011). Masmorras da Prigione Nuova, Palazzo Ducale, Venezia.


Está em curso uma campanha para demonizar o juiz Carlos Alexandre por causa da detenção para interrogatório do banqueiro Ricardo Espírito Santo Salgado, em 24-7-2014 e das justificadas medidas de coação que lhe aplicou - «caução, no montante de três milhões de euros, proibição de ausência do território nacional e proibição de contactos com determinadas pessoas» - por, segundo nota da Procuradoria-Geral da República, estar «em causa a eventual prática de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais». Esta campanha sucede à reação inicial de lavar as mãos sujas e os protestos enjoativos de que há muito tinham reclamado contra a promiscuidade entre o poder político e o BES.

Nessa campanha orquestrada participam entalados e avençados. Os entalados para demonstrar solidariedade, com medo de que o banqueiro dê com a língua nos dentes sobre os negócios de Estado e políticos; os avençados nos média para compensação de pagamentos e tachos e suplementos atuais pagos, direta e indiretamente, pela agência de comunicação contratada.

É uma campanha estúpida, por dois motivos. Em primeiro lugar, o juiz Carlos Alexandre, tem um prestígio heróico, singular entre os magistrados portugueses. Em segundo lugar, porque o povo já conhece algumas, poucas, manigâncias praticadas a nível nacional e internacional, e sente que vai arcar com o seu custo, na bancocracia (domínio do Estado pela promiscuidade entre políticos e banqueiros) que sofremos, e ainda acha leves as medidas de coação o que os factos já apurados e a lei consente.

Se Ricardo Salgado quiser proteção pessoal, colabore plenamente com a justiça e cante o que sabe.

O povo apoia a ação da justiça e opõe-se à bancocracia:
  1. Deve ser responsabilizado judicialmente todo e qualquer que tenha incorrido em crimes no universo de papel BES/GES ( mais ESFG, Rio Forte e todos os tentáculos offshore).
  2. O Estado apenas deve assumir perante os depositantes do BES apenas o que a lei estipula: cobrir os depósitos até 100 mil euros. 
  3. Nem um chavo deve ser posto pelo Estado - nem devia ter sido posto nenhum, como já foi (Jornal de Negócios, 29-7-2014) - para cobrir o buraco no BES que no começo vai em três mil milhões de euros (28-7-2014) e não se sabe até onde chega. 
  4. Nem um cêntimo deve ser entregue pelo Estado para cobrir as dívidas das demais empresas do Grupo Espírito Santo, para que não aconteça o mesmo que na SLN, que continuou a sugar a teta do Estado/CGD após a criminosa nacionalização do BPN (oito mil milhões de euros para cobrir aplicações financeiras arriscadas, depósitos vultuosos e as participações dos acionistas, mais os créditos e negócios feitos depois da nacionalização).
  5. O Estado não tem de pagar aos acionistas e investidores em papel comercial da ESI, ESFG, Rio Forte e quejandos. Muito menos com a justificação de que se paga aos acionistas e investidores angolanos para que Angola, que na prática vai tomar conta do BESA (onde o BES tem 57,5% do capital) pague os três mil milhões de euros emprestados para o arranque e expansão deste banco. Não creio que Ao Estado aangolano e os acionistas locais paguem realmente a dívida ao BES, a não ser que lhes ofereçam contrapartidas de maior valor: roubaram-lhes um chouriço na venda de ações e obrigações de sociedades falidas (ESI, ESFG, Rio Forte), ficam-lhes com a vara de porcos - e é muito bem feito. Para os subscritores de papel comercial aos balcões do BES em Portugal - que o Banco de Portugal (BdP) deveria ter impedido - basta a provisão que o BdP obrigou o BES posteriormente a fazer.
Não tenho expetativa de que assim aconteça: Mas é isto que a Pátria precisa. E é isto que os patriotas devem exigir. A bancocracia corrupta só dura o tempo que o povo a consentir.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade nestes casos, com excepção daqueles pelos quais estão indiciados. E mesmo quando arguidas gozam do direito à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

18 comentários:

  1. Bem,
    E também devia cantar o que sabe sofre os dinheiros entregues (doados, dados!!!) aos partidos para o que lhes tenha convido.
    Ah!, Enganei-me, os partidos vivem das quotas dos militantes...E da comissão arrecadada em cada voto neles, para por todos...
    Isto está lindo !!! Está?!!!

    ResponderEliminar
  2. O Balbino, quando quer, até escreve algumas coisas de jeito... muito bem... de quando em vez lá sai um bom postal.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. O Prof. Caldeira é um patriota, não-socialista. Só isso. E basta.

    Quanto ao Don Ricardo, tudo como dantes. Don Ricardo quer estourar com Portugal, porque acha que o Estado deveria cobrir os estarolas do Espírito Santo. Aliás, Don Ricardo ainda acredita que o Estado tuguês vai mesmo pagar os seus buracos, porque os buracos não são buracos, são buracões.

    Reparem, há um mês, ainda com Don Ricardo como CEO (isto é, a forma anglófona para quem manda na loja...), apareceu o BES a dizer que o financiamento a famiglia era de 1,200 milhões de euros. Agora, vêm com 3,000 milhões de euros. sabe Deus, o que será mais.

    Aliás, a famiglia não pára. Que o diga o Dr. Costa, que está à frente da Camara de Lisboa, e já tem em curso a demolição do mais novo Quartel dos bombeiros de Lisboa, para que o Hospital da Luz (o mesmo hospital onde Mário Soares recupera a memória.....) lá possa fazer mais uma ala geriátrica (para levar para lá o Alfredo Barroso, para escrever as memórias....). O Dr. Costa tem como número 2, o primo Salgado, arquitecto Manuel. Pois, o socialismo aliado ao grande capital. Se lá estivesse o Dr. Costa, já tínhamos em curso o tal financiamento da CGD e do Millennium, para salvar a famiglia e os seus offshocrates.

    Este combate não vai ser ganho, pois a Direita dos negócios, do Passos, do Moedas, do relvas, do Pires de Lima e do Portas, vão esticar a corda, mas não a deixam partir.....

    O Juiz Carlos Alexandre teve receio de colocar em preventiva Don Salgado......quem tem XXXX, tem receio!

    ResponderEliminar
  4. Ricciardi foi ilibado no tráfico da EDP.

    Moedas irá para o lugar de Albuquerque.

    O caminho natural para os negócios fluírem.

    ResponderEliminar
  5. Esperemos para ver o que isto vai dar. Estamos em Portugal e no regime do 25 de abril.

    ResponderEliminar
  6. Outra das ligações que a PJ estabeleceu durante as escutas foi ao próprio antigo primeiro-ministro, José Sócrates. A 16 de março de 2003, o filho de José Guilherme foi ter com José Bernardo Pinto de Sousa (primo de Sócrates) a uma dependência do BES para lhe entregar “um saco que ali se encontrava guardado há seis meses de uma conta antiga de José ou de Paulo”, revelou a PJ. Pinto de Sousa foi referenciado no processo Freeport por suspeitas de ter recebido dinheiro.

    http://observador.pt/

    ResponderEliminar
  7. Bem observado.
    Ainda no passado Sábado no execrável "Eixo do Mal" a não menos execrável Clara Alves atira-se ao juiz como gato a bofe.
    Já agora gostava de saber o que é que esta frustrada autora foi fazer ao Bilderberg no ano passado.

    ResponderEliminar
  8. Aiiii...que grande desgraça...se o Ricardinho tivesse seguido os meus conselhos nada disto tinha acontecido...agora o que vai ser da nossa reputação?

    ResponderEliminar
  9. Aqui está um artigo com categoria. Quando o Dr ABC consegue "esquecer-se" do Sócrates até escreve umas coisas acertadas.

    ResponderEliminar
  10. A Maria Luís arranja tacho!..
    A mulher do Crato arranjou tacho!...
    Outros do governo vão arranjar tacho, pois o barco começa a afundar...

    ResponderEliminar
  11. Será que o Dr ABC inclui o Governador do Banco de Portugal na responsabilização no caso do grupo BES por ter andado ver os navios a passar nos últimos anos?
    É que no assunto BPN o Dr ABC foi muito, muito célere em responsabilizar o Constâncio.
    Por que será?

    ResponderEliminar
  12. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/empresa-portuguesa-constroi-parque-solar-na-ucrania

    ResponderEliminar
  13. Evidentemente que Carlos Costa não conseguiu enfrentar Don Ricardo. Foi demasiado lento.

    Só Dr. Passos, até ao momento, NÃO NACIONALIZOU o BES, e se vier a manter esta decisão será um bom Primeiro Ministro.

    O escroque Sócrates nacionalizou o BPN, que custou ao contribuinte português, até agora 8 mil milhões.

    Carlos Costa esteve ao nível de Constancio.

    Passos está a defender os interesses dos contribuintes, ao contrário do anti-patriota Sócrates.

    ResponderEliminar
  14. Haverá coragem para enfrentar Angola?

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ricardo_salgado_e_alvaro_sobrinho_motivam_buscas_ao_ges.html

    O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está desde esta manhã a realizar buscas em várias empresas do Grupo Espírito Santo, como a Rioforte e a Espírito Santo Resources, relacionadas com o caso Monte Branco. Transacções financeiras de Ricardo Salgado e de Álvaro Sobrinho motivaram diligências.

    ResponderEliminar
  15. http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=721456

    O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, é suspeito na investigação do caso Monte Branco e encontra-se sob vigilância há vários meses, avança esta quarta-feira o site da revista Sábado. Entretanto, o sigilo bancário e fiscal de José Sócrates já foi quebrado, refere a revista.

    ResponderEliminar
  16. José Sócrates, no espaço de comentário na RTP, considerou este domingo que espera que a Justiça dê alguma explicação sobre a detenção de Salgado. «Não ouvi até agora uma explicação convicente para a necessidade de deter para interrogar. Pelo que foi noticiado sempre se mostrou disponível para colaborar com as autoridades. A Justiça ganhava em explicar a detenção de Ricardo Salgado», defendeu.
    O ex-chefe de Governo acrescentou que não quer acreditar que a Justiça«só persiga quem já não é poderoso» aludindo à detenção de Ricardo Salgado logo após este ter deixado a presidência do BES.

    ResponderEliminar
  17. Será desta que o animal feroz, o maior vigarista que já se viu em S. Bento, será finalmente investigado?

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.