segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ecce homo!



Ecce Homo! Eis o Homem! Eis cada um de nós. Postos perante a vileza dos outros, na codícia humana - a outra face. Ter mais e ser mais. Mais riqueza e mais poder. Em vez de mais frugalidade e mails humildade.

Em tempos de relativismo - uma fusão da teoria pós-moderna sobre os costumes do ex-comunista Bauman com o liberalismo económico extremo -, o homem perde-se. Quanto mais possui (coisas e gente), mais lhe falta. Menos é.

O homem precisa de retornar a si e aos outros, ao ponto íntimo onde se depara com Deus. Isso implica uma frugalidade e uma humildade, que hoje são politicamente incorretas. Mas que são virtudes de sempre, e ainda mais necessárias agora. Não por causa da escassez que sofremos, e que se vai agravar pelo previsível regresso das guerras irrredentistas à Europa (e à Ásia). Mas por opção de vida.

O despojamento de bens materiais pelos mais jovens, avessos ao modelo de bibelots e napperons, dos maduros, e ao paradigma de casas e carros, dos boomers, e a sua preferência por experiências, eventos e serviços, não se explica somente pela falta de dinheiro. Resulta também do alheamento do modo de vida das gerações anteriores, virado para a acumulação de bens. Mesmo que, nessa acumulação de bens, existisse - com exceção dos carros - um objetivo último de transmissão de património para os filhos e não só a fruição do que se juntou.

Todavia, ainda estamos aquém do ponto desejado no ciclo de retorno que percorremos. Buscamos - novos e velhos - na euforia a felicidade que o êxtase do instante não nos pode dar. Contudo, o mal de vivre não se resolve com a euforia, nem sequer com a recordação dessa memória. A inquietação há-de resolver-se dentro de nós e no serviço dos outros, quando nos encontramos finalmente com Cristo.


Nota: este poste devia ter sido escrito ontem. Peço desculpa aos leitores. Mas talvez ainda vá em tempo.

2 comentários:

  1. O PS e o PSD preparam uma plataforma comum sobre a "barriga de aluguer"

    Ora, estamos mais uma vez perante um salto civilizacional. O casamento gay. A adopção gay. A barriga de aluguer. O direito ao "terceiro género", não ser homem, nem mulher. A eutanásia. Isto sim, é uma sociedade progressista.

    Estamos a ver o futuro na nossa frente.

    Entretanto, os sem abrigo aumentam. Aumentam os esfomeados. Diminuem os filhos nascidos em Portugal. Isto são coisas menores.

    Para a Esquerda, a quintessência transforma-se num credo universal, "um smartphone para cada cidadão".

    Estamos bem, a élite que temos, do Senhor Silva ao Dr. Soares está a cuidar bem de nós.

    Estamos salvos. Portugal está salvo, graças ao Prof. Cavaco e ao nosso protector Dr. Soares.

    Que alívio!

    ResponderEliminar
  2. Eunucos!

    http://www.publico.pt/politica/noticia/novo-25-de-abril-nao-com-militares-1633102

    Vasco Lourenço acrescentou, em tom crítico, que “já há legitimidade [dos militares] para correr com esses tipos que estão no poder; não há é condições. Eles [o Governo] têm legitimidade democrática e eleitoral; perderam foi a legitimidade política por completo. Face ao comportamento que têm tido já não têm qualquer legitimidades política. E quando digo ‘eles’, digo o Presidente da República e o Governo.”

    O presidente da Associação 25 de Abril diz ser necessário “vencer o medo” e, por isso, foi lançado esse lema para as comemorações. Porque “a população está com medos profundos - de perder o emprego, a pensão, a reforma. Porque estes fulanos conseguiram, de facto, instalar o medo na população".

    Ao PÚBLICO, Vasco Lourenço foi depois mais resignado. “Não há condições como havia em 1974 para os militares terem a atitude que tiveram. Não estamos em ditadura, estamos formalmente em democracia, não temos guerra, as forças armadas são de outro tipo. É natural”, diz. “Hoje, nos militares, não há ainda motivação, no futuro sabe-se lá.” Mas o coronel não acredita em tal cenário. “A escapatória [da crise política e social] tem que ser dentro do mapa democrático e tem que ser o povo a fazê-la. Tem que ser o povo a impor a saída destes fulanos do poder. Não se pode pensar numa solução feita por militares. Essa solução está fora de causa.”

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.