quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desresponsabilização socratina

Está em curso uma campanha socratina subtil para ilibar de responsabilidade política o ex-primeiro-ministro na ruína do Estado. Segundo essa argumentação, José Sócrates teria contratado grandes obras públicas. e incrementado a despesa social. para aplicar uma política de crescimento decidida a nível europeu como resposta à crise norte-americana desencadeada em dezembro de 2007. Portanto, nessa linha de racio-sono subentende-se que Sócrates não o autor de uma política ruinosa, mas o uma vítima do engano e das circunstâncias, devendo, então, ser perdoado pelos portugueses.

Esse argumento foi repetido por Ana Sá Lopes (que o pôs na boca de... Angela Merkel), no i, de 16-11-2012: «por causa da crise financeira desencadeada nos Estados Unidos, e da sua propagação à Europa, os governos europeus desataram a apostar no investimento público para conter o descalabro das suas economias». Mas antes disso, já tinha difundido no livro de David Dinis e Hugo Filipe Coelho, Resgatados - Os bastidores da ajuda financeira a Portugal, Lisboa, A Esfera dos Livros, setembro de 2012, pp. 28-29:
«Na véspera da reunião de 7 de maio [de 2010], Sócrates telefonou a Merkel para a tentar convencer de que a situação era muito grave e de que eram necessárias medidas decisivas da Europa para conter o fogo grego.
A alemã mostrou-se irredutível.
O primeiro-ministro sabia que a sua última hipótese era Nicolas Sarkozy. Só o Presidente francês podia forçar uam resposta determinada de outros líderes europeus.
Quando chegou a Bruxelas, sexta-feira, estava há três dias sem conseguir dormir [sic!]. Ao início da tarde, uma hora antes da cimeira, encontrou-se a sós com Sarkozy. «Este é um momento de verdade para a Europa», disse-lhe.
Era o tudo ou nada.

Quando Trichet terminou a sua intervenção, Sarkozy não perdeu tempo. O Governador não fora brando a culpar os políticos à mesa pela situação de emergência e reclamou a necessidade de manter as contas sob estrito controlo. O Presidente francês não gostou a lembrou que no último Conselho não tinha ouvido do presidente do BCE uma palavra contra a estratégia comum de resposta à crise financeira de 2008: o expansionismo orçamental.
Sarkozy desafiou ainda Trichet a seguir o exemplo da Reserva Federal Americana e do Banco de Inglaterra e a usar o poder ilimitado do BCE para comprar dívida dos Estados, sempre que os mercados exigissem taxas demasiado altas.»
(Realce meu)

Todavia, a política de obras socraónicas, com recurso às parcerias público-privadas para mascarar o orçamento no curto-prazo - empolando também o défice de 2005, com a vergonhosa projeção Constâncio (apesar de Santana Lopes só ter governado dois meses e onze dias desse ano), para mostrar contenção depois... -, e de agravamento do custo da despesa social, não começou em meados de 2008, por «estratégia comum» dos países da União Europeia, quando se percebeu a dimensão da crise norte-americana do subprime. Uma crise que, ao contrário, reclamava solidez financeira dos Estados em vez de agravamento de défices e da descida consequente dos ratings da dívida soberana. A política despesista começou logo após 12 de março de 2005 quando José Sócrates tomou posse. Sócrates não foi iludido, nem a política de obras públicas faraónicas impingida pela União Europeia. O motivo dessa política ruinosa foi fungível e tornou-se evidente na corrupção de Estado que assolou esses governos desastrosos.


* Imagem picada daqui.


Atualização: este poste foi emendado às 23:08 de 2-12-2012.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são, que eu saiba, suspeitos ou arguidos do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade; e mesmo se, e quando, alguém é constituído arguido goza do direito à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

40 comentários:

  1. O branqueamento das políticas ruinosas socretinas e do gamanço descarado que o levou a encher offshores,está em curso há muito tempo.
    Tem a prestimosa colaboração de M.Pinto,do bode Noronha,do ex-PGR e creio que terá tam,bém a da nova PGR,com o concluio da imprensa e tv,dos partidos políticos da esquerda à direita e do presidente do TC.
    Quem vê os informativos,vê bater neste governo colaboracionista,mas não vê uma única referência aos autores directos da miséria e bancarrota que conduziram a estas medidas que agravam a qualidade de vida dos portugueses.
    Deste modo, a manada eleitoral de novo levará os socialistas corruptos ao poder brevemente.
    O nome de Sócrates é impronunciável na tv.Muito menos ligando-o ao memorando que está em cumprimento e ao passado recente.
    Um observador atento verá as Campos Ferreiras e Judites de Sousa a fazer jus aos milhares de contos que o lobbie xuxa lhes dá a ganhar.

    ResponderEliminar
  2. 100 % de acordo com o primeiro comentário.
    À semelhança da f.felgueiras q roubo milhões e distribuiu milhares, esse psicopata roubou e distribuiu milhões. Envolveu tanta gente, cruzando sectores políticos e muitos mais, que a verdade arrastaria muito boa gente para as barras dos tribunais. Por muito que nos custe ver os filhos emigrar, sabendo q existem culpados para a bancarrota a q chegamos e que nunca serao punidos.
    as tvs enojam com o branqueamento que fazem.

    ResponderEliminar
  3. O que eu sei é que o atual Coelhone está a mandar o meus filho para o estrangeiro trabalhar por meia dúzia de tostões...
    Agora se a culpa é do socrates, do cavaco,dos banqueiros, dos americanos do Lehman...quero lá saber...

    ResponderEliminar
  4. Mas a divida pública só aumentou em Portugal, após 2008?
    Por essas alturas li, em tudo o que era sitio, que a União Europeia, em diversas reuniões, optou por "esquecer" a divida para apostar na economia por forma a atenuar o desemprego e a evitar a destruição de empresas, das quais as ligadas ao ramo automóvel, aos texteis, calçado, etc, foram as mais relevantes. E, por isso, as dividas púiblicas cresceram, e muito, em alguns países.
    Também se diz, mas alguns fazem por esquecer, que os grandes problemas de Portugal não derivam do consolado do Sócrates, mas sim da destruição da industria, da agricultura e das pescas, da entrada no euro, na abertura do mercado europeu aos produtos chineses. Dizem também que Portugal foi vitima do euro muito forte que fez tolher a nossa fraca economia.
    Mas não vale a pena referir estas verdades porque é mais fácil arranjar um alvo ecente para todos os nossos males. Porém, quanto a mim, é uma análise muito limitada das razões dos nossos problemas, que são estruturais.

    ResponderEliminar
  5. 90.000 milhões de euros de dívida contraída pelo Estado português, sob a direcção do filho da puta do Sócrates.

    ResponderEliminar
  6. "...o consolado de Sócrates..."

    Lá consolado deve ele estar.
    Era um trambiqueiro sem eira nem beira e hoje tem uma fortuna colossal.
    Cada uma das grandes obras públicas inúteis que hoje pagamos foi um totoloto para ele e seu bando de Varas.

    ResponderEliminar
  7. "Agora se a culpa é do socrates, do cavaco,dos banqueiros, dos americanos do Lehman...quero lá saber..."

    Não quer saber,porque já sabe e a resposta não lhe agrada.Teria que condenar a religião que professa,a do padre Soares.
    As dívidas são para pagar.Se não querem ir buscar o dinheiro ao património de quem o roubou,só têm que pagar!

    ResponderEliminar
  8. "Resgatados" - pelo trecho faz-me lembrar um certo jornalismo "suave" e culambista. A confirmar- se, não me surpreende.

    Para aqueles que acham que o passado sócrates não interessa, não se esqueçam que os culpados continuam a infestar os partidos e o governo e que gente desta atrai a si escumalha igual.

    Nunca seremos um país a sério pq isto está cheio de tugas .

    ResponderEliminar
  9. O FILUSUFU PO EM DESCALABRO28 de novembro de 2012 às 22:43

    ENTRADO EM PO COM A CUMPLICIDADE DO MARMELO DOSMARMELOS O FILUSUFU TEM O REFÚGIO AMEAÇADO.AS VIGARICES DOS MARMELOS ERAM TANTAS QUE O GOVERNO SOCIALISTA! FRANCÊS DECIDIU INTERVENCIONAR PO E LIMPAR A CASA.O FILUSUFU VIGARISTA AINDA ACABA VARRIDO PARA O TROTTOIR E OS ESGOTOS DE PARIS.

    ResponderEliminar
  10. http://crimedigoeu.wordpress.com/2012/11/28/esta-gordura-nao-se-lembra-passos-de-cortar-associacao-de-ex-deputados-custa-ao-povo-40-mil-euros/

    ResponderEliminar
  11. O Senhor Primeiro Ministro tem toda razão sobre a Educação não podemos desperdiçar recursos.
    Depois das escola básicas, há que encerrar secundárias e especialmente Escolas Superiores e Politécnicos.

    ResponderEliminar
  12. O Secundário vai passar a ser parcialmente pago, tal como os hospitais. O abandono escolar, já grande, só vai levar a um exodo.

    ResponderEliminar
  13. Quem julga o Coelho?
    Vocês passam o tempo a falar do passado. Sempre critiquei Sócrates e a sua política despesista e antiprofessor, mas isso passou, ele perdeu as eleições e deveria ser julgado e condenado por aquilo que fez. No entanto, não devemos passar o resto do tempo a lavar roupa suja, pois o por está para vir.
    Passos coelho diz que gasta 70% dos recursos públicos com pessoal e prestações sociais e 30% nos juros da dívida.
    Ora, sobre os juros nada, isto é, continua a apoiar, defender e proteger os agiotas que nos e usurários que pretendem é samsugar mo sangue dos mortos vivos, nós, os gregos e os espanhóis. Mas para cortar na despesa social, salários, pensões, saúde e educação, isto é, no mais fácil para ele, mas útil para toda a população já soube falar alto, curto e grosso.
    Lamento o setarismo de pessoas como as deste site que se limitam a criticar os outros, mas não olham para si, isto é para o seu partido - PSD.
    Os senhores ainda vão ver milhares de jovens a deixarem de estudar no ensino Secundário por não poderem pagar as propinas.
    ainda irão assistir a pessoa a morrer à fome ou a crianças ae audltos a morrerem com odenças facilmente curáveis, mas não irão é ver o vosso coelhinho ou gasparzinho muito mais anos no poder, pois o Coelho fala, mas não sabe o que o espera. Quem como eu anda nas ruas e trabalha bem assiste às revoltas e indignação popular.
    Uma coisa eu sei, Passos Coelho9 será o último primeiro-ministro deste país, por isso não se preocupem pois os socratinos não irão voltar ao poder, mas os laranjinhas e azulinhos também irão perder o lugar quando menos esperarem.
    O fim dos tempo pode estar próximo, mas antes será o fim de Portugal.
    www.luismferreira.no.comunidades.net
    www.daescritaaleitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Portugal já não é independente. O PR, o PM, o Parlamento, só fazem de conta que mandam. O Senhor que manda no país, chama-se Seilassie, é etíope. Mas, quem manda no Sr. Seilasie é o Sr. Schauble. Portugal chegou a esta situação porque os portugueses quiseram e votaram em políticos incompetentes e corruptos.

    ResponderEliminar
  15. Esse branqueamento, em larga medida, tem tido a cumplicidade de muito jornalista da praça...

    A comunicação social portuguesa, infelizmente, é parte do problema quando deveria ser parte da solução.
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. É risível como o Vendilhão Soares, o maior pulha da III República, se põe de fora da MISÉRIA que é hoje um país que já se chamou Portugal. Se Portugal deixou de sre Independente, pode agradecer ao Soares e ao Cavaco, verdadeiros impostores e intermediários da venda da velha nação.

    ResponderEliminar
  17. o soares com o currículo vergonhoso que tem, a sugerir demissão do passos só pode ser para rir. se fosse o passos cortava-lhe os fundos que mama na fundação. só para chatear

    ResponderEliminar
  18. O soares, o foragido de Paris e outros que por aí andam, são os grandes irresponsáveis, responsáveis por esta tristeza em que nos encontramos

    ResponderEliminar
  19. Aquele primo do Sócrates que se homiziou na China há já cerca de meia dúzia e anos já adquiriu a formação específica que, dizia, terá motivado essa sua fuga para o outro lado do mundo? E já voltou? É que nunca mais ouvi falar dele!... Porque ninguém foi falar com ele? Porque me parece que, pela velocidade com que o fizeram desaparecer ele deve ser um bom conversador...

    ResponderEliminar
  20. Não.A sra Cândida disse que já tinha falado com o Sócrates e ele afirmou-se inocente de todas as acusações,inclusive de hetero e de honesto.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo site.
    Já agora, deixo também a dica de um novo site de divulgação GRATUITA de arrendamento de quartos para estudantes, apartamentos e imóveis de férias. Visite: http://www.arrenda-se.net
    Cumprimentos,
    Adriano Sousa

    ResponderEliminar
  22. A miséria veio para ficar.
    Ainda que este governo consiga corrigir alguma coisa,sempre à custa do sacrifício dos portugueses em geral e não dos gatunos e saqueadores do erário público.O socialismo virá de novo e fará tábua rasa de tudo isso.
    Não há emenda.Não aprendem nada.Basta ver os gritinhos histéricos para que não se fale no passado e nos autores da bancarrota.

    ResponderEliminar
  23. Eu também tenho um negócio...mas é de aluguer de licenciadas...à hora...
    O quarto é pago pela organização.
    Já agora muitos parabéns pelo blogue, é uma delicia, já vi que alugam quartos...

    ResponderEliminar
  24. Incomoda-te o quarto.Estás habituado ao estábulo e ao feno.

    ResponderEliminar
  25. É pá! não sejam piegas, fogo!
    Eu disse isso? Não, não e não eu nunca disse isso!...
    Que se lixem as eleições!

    Psiquiatras com urgência para o PSD, já ultrapassaram a esquina da insanidade, porque quem aguenta aquele gajo já não consegue aguentar mais nada.



    Ai aguenta, aguenta!

    ResponderEliminar
  26. Quando os apoiantes de pedófilos e gatunos resumem os seus argumentos a falácias e deturpações,não estamos mal.

    ResponderEliminar
  27. O sócatres era péssimo, mas este conelho é pior. Têm tanta coisa em comum.
    Lembram-se quando fizeram aquele acordo (PaC IV? ) à porta fechada. Não saíu nada cá para fora:
    "Oh ,pá, estou gasto, continua lá esta merda, que já fiz a minha parte - Tá bem, pá, eu rebento com o resto, vai lá pra Paris"
    Percebe-se que o PSD todo poderoso(carrasco do povo) diga mal do sócatres, assim, como quem empurra com a barriga um elefante. Veio parar-lhe às mãos a Assembleia e a Presidência (Jackpot, portanto).

    Ai danças, danças, povo!

    ResponderEliminar
  28. O REPELENTE PASSOS MIMETIZOU-SE NO REPELENTE SÓCRATES NO DIA AINDA ANTES DAS ELEIÇÕES EM QUE DECIDIU PROTEGER E ENCOBRIR TODOS OS CRIMES E GATUNAGENS QUE ESTE TINHA COMETIDO PARA MELHOR PODER PROSSEGUIR NA MESMA SENDA.NADA OS DISTINGUE E O DESTINO DE UM SERÁ O DESTINO DO OUTRO.LIXO E CADEIA PARA AMBOS!

    ResponderEliminar
  29. Quartos? Qual estábulo? Qual feno? eu cá por mim gosto é do Ritz e do Elefante Branco...o resto são cantigas...

    ResponderEliminar
  30. E o Lello que quer comprar 14 viaturas da Assembleia da Repúbica por 900 mil euros, entre os quais um BMW série 7, do ex- Presidente da AR, Jaime Gama?

    Série 7, da BMW, é o mínimo que o socialismo quer.

    900 mil euros por 14 carros do Estado. Pechinchas para o Palhaço Lello.

    O Tuga gosta de socialismo. Socialismo dos ricos.

    ResponderEliminar
  31. O BMW do Jaime da Casa Pia também? Uau!
    O Xuxialismo é quem melhor apascenta os Tugas.

    ResponderEliminar
  32. Entretanto aqui por terras de Santa Cruz ..aumenta o terramoto ..agora ficou publico que Lulla tinha uma amante desde 1993 ..amante desajeitada que está a fazer tremer o Planalto ..o bicho tá pegando, ..como dizem por aqui ..demorou ..
    Os detalhes aqui http://gentedecente.com.br/

    Caboclo

    ResponderEliminar
  33. mais um link carregadinho de comentários ..o bicho tá a pegar ..
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/jornal-decide-contar-ao-leitor-o-que-os-jornalistas-e-o-governo-sabiam-ha-muito-lula-e-rosemary-no-centro-do-novo-escandalo-eram-amantes-desde-1993/

    ResponderEliminar
  34. Quem estava nas finanças quando foi feito o negócio de Lima, o dos terrenos?
    Quem fazia parte da equipa?
    Não lhes cheirou a nada, nem lhes passou por baixo do nariz? daquela envergadura?

    ResponderEliminar
  35. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/escutas-abrem-processo-a-farmacias

    Mais notícias da quadrilha.

    ResponderEliminar
  36. Porque é que o Vara e o Sócrates não fazem companhia ao Lima no xilindró?

    ResponderEliminar
  37. No Brasil, há jornalismo independente, que investiga e faz o seu trabalho.

    Em Portugal, também conhecido por Tugolandia, há escribas, alugados como meretrizes por donos de canais de televisão, de jornalecos e de rádios. Naturalmente, que há algumas excepções à regra.

    Depois, há heróis como o Professor Balbino Caldeira, que arriscam a perseguição judicial, só pelo serviço à nação.

    ResponderEliminar
  38. Um amigo do Off-Shocrates

    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/greece/9717973/George-Papandreous-mother-linked-to-550-million-Swiss-bank-account.html

    George Papandreou's mother 'linked to €550 million Swiss bank account'
    The 89-year-old mother of a former Greek prime minister has been reportedly linked to a Swiss bank account containing more €550 million (£446 million).

    ResponderEliminar
  39. Isso é difamação.A senhora aos 89 anos está muito rija e farta-se de lavar escadas.

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.