segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Petição para novo referendo sobre o aborto




Porque é um direito dos cidadãos solicitar a manifestação da vontade do povo, está em curso uma petição para solicitar novo referendo sobre o aborto, quatro anos e meio depois do referendo de 11 de Fevereiro de 2007, e da lei subsequente que o tornou livre, gratuito, prioritário e subsidiado, «por opção da mulher», até às 12 semanas de gestação. A pergunta que se pretende fazer aos eleitores é a seguinte:
«Concorda que a legislação portuguesa garanta a inviolabilidade da vida humana, desde o momento da concepção até à morte natural?»
Tendo em conta o abuso e banalização do aborto, tornado em muitos casos um método anti-concepcional alternativo, a regressão demográfica, e até o incumprimento da lei de liberalização, é hora de chamar novamente o povo a pronunciar-se para revogar a liberalização e promoção deste crime contra a vida. O balanço da lei de liberalização do aborto, que o tornou gratuito, prioritário nas cirurgias nos hospitais face a doenças mortais (como o cancro) e até face a grávidas em risco, e subsidiado como se fosse uma gravidez, é trágico, conforme se pode verificar no estudo realizado em Fevereiro de 2011, pela Federação Portuguesa pela Vida, «Liberalização do Aborto em Portugal, 4 Anos Depois»:
  1. Cerca de 60 mil abortos «por opção da mulher» em quatro anos;
  2. Decréscimo populacional desde 2007 (maior número de mortes, incluindo abortos, do que nascimentos);
  3. Elevadas taxas de crescimento do número de abortos (22% de 2008 para 2009 e 26% de 2009 para 2010);
  4. Crescimento do aborto em todas as faixas etárias;
  5. Cerca de 97% dos abortos totais são «por opção da mulher»;
  6. Maior incidência do aborto no Algarve e Lisboa;
  7. Maior crescimento do aborto em estudantes e desempregadas (estes dois segmentos realizam 35% do total de abortos)
  8. Maior crescimento do aborto nos segmentos mais instruídos;
  9. Cerca de 54% das gravidezes em que as mães não vivem com os pais terminam em aborto (contra 10% de abortos nas gravidezes em que os pais vivem juntos);
  10. O aborto recorrente é um dos efeitos da lei de liberalização e de promoção - cerca de 21% dos abortos em 2009 foram realizados por mulheres que já tinham abortado no ano e meio anterior (após a liberalização) e 5% já tinham abortado legalmente, «por opção», duas ou mais vezes;
  11. Incremento do negócio do aborto, com 24% (entre 2008 e 2009) de crescimento do aborto executado por clínicas privadas (pago pelo Estado) a pedido dos serviços públicos - ouvi falar em valores exorbitantes pagos pelo Estado por cada aborto cirúrgico em clínicas privadas (era bom que o Ministério da Saúde divulgasse o custo médio para o Estado do aborto cirúrgico realizado a pedido dos serviços públicos nas clínicas privadas);
  12. Cerca de 100 milhões de custo para o Estado dos abortos «por opção da mulher», nestes quatro anos.

Não é só a liberalização que se contesta, mas a promoção do aborto pelo Estado, através de propaganda governamental, e do acto gratuito, prioritário face a cirurgias e cuidados urgentes nos hospitais e subsidiado com abono especial.

Neste caso, não importam considerações tácticas nem se admitem silêncios cúmplices. Porque a campanha é também uma forma de alerta. E. desde que haja fé e ânimo, a minoria há-de transformar-se em maioria.

Se concorda com um novo referendo sobre o aborto, descarregue e imprima o texto da petição (que tem de chegar às 75 mil assinaturas), assine, recolha assinaturas de outros interessados e envie para a morada indicada.

10 comentários:

  1. O lobby pró-aborto está bem representado.

    Desde Passsos Coelho, Miguel Relvas, Paula Teixeira da Cruz e o rabi Francisco José Viegas, nenhum deles permitirá a revisão da actual lei.

    Saudades que todos nós temos do Engº Guterres, o único Primeiro-Ministro português verdadeiramente católico, depois do saudoso Prof. Salazar!

    ResponderEliminar
  2. LOUVOR PUBLICO EM DIARIO DA REPUBLICA DE ISABEL LEITE DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇAO A 1 ADJUNTO POR 1 MES DE TRABALHO

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/louvor-por-um-mes-de-trabalho

    Entre o anterior governo e o actual governo só mudaram mesmo as moscas. É por isso minha conviçao portugal ir mesmo ao charco.

    ResponderEliminar
  3. "Saudades que todos nós temos do Engº Guterres, o único Primeiro-Ministro português verdadeiramente católico, depois do saudoso Prof. Salazar!"

    Católicos com Guterres e Salazar? O que é isto? Está tudo bebado.

    Fim da nação à vista.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho aqui dito que este governo é outra palhaçada, Infelizmente nao me vou enganar

    ResponderEliminar
  5. Colocar na mesma frase os nomes de Salazar e Guterres não lembra ao Diabo...que,comparado a Guterres,é um bom católico.

    ResponderEliminar
  6. Não houve na anterior legislatura, uma petição com mais de 90.000 assinaturas para pedir um novo referendo? E de que valeu?

    ResponderEliminar
  7. A mulher deve o direito a decidir, se a legislaçao esta bem feita ou nao isso é outra questao. Sou a favor do aborto, nao tenho nada contra quem é contra. Agora senhores catolicos nao têm o direito de impor os seus valores a toda a gente. E vamos la tirar a religiao desta questao. E que tal começar a implementar educaçao sexual como deve ser?Nao percebo como a educaçao sexual pode ser vista como um incentivo ao deboche. Ha pessoas a usar o aborto como metodo contraceptivo e isso é assustador, mas se for priobido quem o fazia vai continuar a fazê-lo. Havera sempre opçoes fora da lei, havera sempre quem tenha dinheiro para ir ao estrangeiro. Eduque-se e nao se tape o sol com a peneira.é verdade que a taxa de natalidade é baixa mas nao é ao trazer criança ao mundo num contexto em que nao sao desejadas que resolve a questao. Melhore-se as leis de adopçao, melhore-se os incentivos a quem tem e quer ter filhos. A França tem uma taxa de natalidade elevada e nao penaliza o aborto.
    Reconheço ha coisas a mudar mas nao o direito ao aborto.

    ResponderEliminar
  8. Não quero ser obrigado a contribuir com dinheiro de impostos para abortos! Forçar a consciência dos católicos é desonesto! E não será problema só de católicos! Será que os cristãos já não serão maioria neste país!
    Que democracia é esta?! Minorias é que decidem?!

    ResponderEliminar
  9. Se os cristãos fossem a maioria «neste» país não havia tanta gente a fazer abortos.

    E quem é que obriga as «católicas» abortar?

    E os não-católicos que ajudam com os seus impostos a construção de igrejas, como acontece frequentemente na Madeira e nos Açores socialistas?

    ResponderEliminar
  10. Curiosa a argumentação.

    Então a culpa dos abortos não era do obscurantismo Salazarista que não dava formação e educação às pessoas?

    Com 37 anos de educação, ainda há o argumento da falta de informação?

    Não há meios contraceptivos suficientes? Claro que há, basta ir aos Centros de Saúde.

    O que falta?

    Porque fazem algumas mulheres mais do que um aborto por ano? Será o aborto um desporto? Não deve ser, mas parece que é.

    E os abortos das mulheres dos Palop's? Porque se fazem cá?

    A existência da promoção do aborto é o sinal de que o Regime actual falhou. O aborto deveria ser excepcional ou marginal, e não ser praticado como desporto, por dezenas de milhares de mulheres.

    De facto, a Igreja não deveria ir buscar dinheiro ao Orçamento de Estado para fazer Igrejas, até porque há cidades portuguesas em que as Igrejas albergam apenas moscas.

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.