segunda-feira, 30 de maio de 2011

O CDS, o aborto e o casamento homossexual

Pedro Passos Coelho deu uma entrevista na Rádio Renascença, em 26-5-2011, onde disse que a lei do aborto «pode ter ido um pouco longe demais» e que importa fazer uma «reavaliação» da lei. Disse ainda mais (mas não tanto, quanto veicularam...):
«Não veria como impossível que se voltasse a realizar um referendo sobre essa matéria, mas já agora gostava que esse referendo ocorresse depois de fazer a avaliação do que foi o desenvolvimento e a aplicação prática da última lei que o Parlamento aprovou».

Ainda nesse dia, Sócrates manifestou-se «chocado» (sic) com estas declarações de Passos Coelho e acusou Passos de adaptar «as convicções às conveniências» (sic)...

E Paulo Portas respondeu, também em 26-5-2011, que não faz sentido reabrir a hipótese de novo referendo antes de passarem, pelo menos, dez anos sobre o anterior.

Contudo, a maior incoerência está no CDS, partido que se se tem apresentado como campeão dos valores tradicionais e que, afinal, tem um registo de votos e de posições de destacados dirigentes, favorável à legalização do aborto e ao casamento homossexual, como é demonstrado na carta-aberta do Presidente do Partido Portugal Pro-Vida (PPV), Prof. Luís Botelho Ribeiro, ao Dr. Paulo Portas, presidente do CDS, de 29-5-2011:

«Ex.mº Senhor Presidente do CDS-PP,
Ex.mº Dr. Paulo Portas,

Saudações democráticas.

Por demasiadas vezes, tem o PPV vindo a ser, por pessoas ligadas ao CDS-PP, acusado de "dispersar votos" e, mais concretamente, de dispersar votos cristãos. Penso que não se pode continuar a alimentar um tal equívoco entre uma franja significativa de cidadãos, potenciais votantes num dos nossos partidos. E para que tal equívoco termine, penso que a melhor coisa a fazer será um debate entre nós, com carácter de urgência democrática.

Com toda a lealdade, desde já lhe manifesto o essencial dos pontos que aí me proponho defender, na esperança de que nem por isso se furtará ao desafio! Nós pretendemos demonstrar exactamente o contrário do que se tem dito - quem dispersa o voto cristão é o CDS-PP, ao "meter na gaveta" uma parte essencial dos seus valores originários, defraudando assim as expectativas de uma parte muito significativa da sociedade portuguesa. O PPV, pelo contrário, congrega e apela ao voto cristão (e não só), o voto de milhares de cidadãos cansados de votar num "mal menor" ou naqueles que deixaram de se comprometer com os valores fundamentais e inegociáveis da Vida e da Família.

Em 2007, 243.132 eleitores de Lisboa votaram "não" no referendo do aborto. No Porto foram 294.586 e em Braga 189.102. Em todo o país 1.539.566 cidadãos afirmaram a sua posição pela Vida - representando mais de 40% da sociedade portuguesa, apesar de todas as manipulações tentadas pelo governo Sócrates, cujo "modernismo" levou os portugueses até à boca do lobo, deixando-nos completamente à mercê do FMI.

É sabido que a esmagadora maioria dos votantes no CDS-PP é pro-Vida. Apesar disso, o CDS-PP apresenta como cabeça de lista alguém que é declaradamente pro aborto e pro "casamento" gay - Teresa Caeiro. Como se tal não (a)basta(rda)sse, o partido apresenta em terceiro lugar João Rebelo, que se depreende só ter votado contra o casamento gay para simular uma "posição homogénea" do CDS, tal como também terão feito Teresa Caeiro e Assunção Cristas, assumindo declaração de voto. Também o sexto candidato, apresentado num "posto do crescimento", já que o CDS-PP tem 5 eleitos por Lisboa, o jurista Adolfo Mesquita Nunes, assume-se favorável ao "casamento" gay. Significa isto que, se o PP crescesse em Lisboa, isso representaria apenas a eleição de mais um deputado anti-família.

Como é de conhecimento público, após a legalização do casamento gay, teoricamente sem direito de "adopção de crianças", o governo fez passar por "baixo da porta" uma lei do "apadrinhamento civil" que, como se viu, silenciou o clamor do "lobby gay" a favor da adopção. E a razão deste silenciamento é apenas uma: o apadrinhamento civil dá-lhes na prática o direito de adopção que tanto reclamavam. Não temos ilusões - votando em quem aprova o casamento gay, votamos igualmente em quem abre de facto a porta à adopção gay de crianças (podem um dia ser os seus filhos!)

Podem os cristãos de Lisboa que votam habitualmente CDS-PP contribuir com o seu voto para eleger dois ou três deputados pro-"casamento gay" e alguns pro-aborto no próximo parlamento? Poder, podem - mas, em consciência, não devem. Porém, podem com o seu voto no PPV dar ao CDS-PP um sinal eloquente da necessidade de clarificação das suas posições, de mudança de rumo para voltar a representar fielmente a sua "base social de apoio", transportando para o Parlamento os valores sociais cristãos que tanta falta ali fazem e que, desta vez, só poderão lá entrar, sem equívocos, através do voto no PPV.

O CDS não está só na sua apreensão face ao crescimento potencial do PPV em face do milhão e meio de votos no "não". Também o PSD percebe o perigo quando ainda esta semana, falando com a Rádio Renascença(!), o seu líder alvitrou a possibilidade de talvez, eventualmente, reavaliar a lei do aborto, ou de não bloquear uma qualquer iniciativa de cidadãos no sentido de um novo referendo... Do PS ao BE, todos entenderam e denunciaram o calculismo da manobra, vindo de quem em 2007 foi favorável ao "sim" à liberalização do aborto e em 2008 se mostrou favorável a uma proposta de "contrato civil semelhante ao casamento".

Por tudo isto, conforme manifestado acima e em nome do direito à "decisão informada" de milhares de cidadãos portugueses, hesitando entre o CDS-PP, o PSD, o PS e o PPV, venho desafiar V. Ex.ª para a realização de um debate em dia, hora e local à escolha de vossa escelência, antes do termos da presente campanha eleitoral.

Melhores cumprimentos,
Luís Botelho

(responsável-geral do PPV)

--------------------------------------------

+ info:


"Teresa Caeiro, João Rebelo e Assunção Cristas apresentaram declarações de voto, justificando o voto contra pela vinculação ao partido e pela manutenção de uma “posição homogénea” do grupo" http://ww2.publico.pt/Media/revolta-em-surdina-no-ps-no-dia-do-sim-ao-casamento-gay_1416948?p=1

Nos lugares que classifica como “postos de crescimento”, Paulo Portas propôs novos nomes: o jurista e `bloguer´ Adolfo Mesquita Nunes no sexto lugar em Lisboa,

http://www.ionline.pt/conteudo/116722--cds-pp-mantem-cabecas-lista-e-aposta-em-novas-caras-em-lugares-eleicao-possivel-
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=44196
http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=116722»


* Imagem picada daqui.

11 comentários:

  1. http://cds.parlamento.pt/gp/index.php?option=com_content&view=article&id=63:joao-rebelo&catid=62:deputados&Itemid=84

    Cargos que desempenha
    Deputado na X Legislatura e Membro Efectivo do Conselho de Administração da Assembleia da República;
    Consultor da NOVABASE, SA;
    Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Protectora dos Animais;
    Presidente da Assembleia Distrital de Lisboa do CDS-PP;

    Cargos exercidos
    Deputado na IX Legislatura;
    Deputado na VIII Legislatura;
    Secretário da Comissão de Negócios Estrangeiros;
    Membro da Comissão de Equipamento Social, da Comissão de Timor e da Comissão de Inquérito à GALP;
    Membro da Comissão de Política Externa e Assuntos Europeus;
    Secretário Geral da Juventude Popular;
    Professor Universitário na Universidade Moderna e Universidade Lusófona;
    Consultor do Banco Espírito Santo;
    Membro do Conselho de Administração da AR;
    Membro da Comissão de Agricultura;
    Secretário Coordenador da Comissão de Defesa Nacional;
    Deputado Municipal-Seixal;
    Secretário-Geral do CDS-PP;

    ResponderEliminar
  2. Desculpe o off topic,mas isto merece ser lido.

    http://sol.sapo.pt/inicio/Opiniao/interior.aspx?content_id=20467

    ResponderEliminar
  3. A classe política tresanda!Só tachos!

    ResponderEliminar
  4. se as mãe do pessoal de esquerda e outros tivesse abortado
    o país não estava neste estado

    o peristaltismo neuronal da classe politica conduz sempre a diarreia mental

    ResponderEliminar
  5. TUDO TEM A SUA EXPLICAÇÃO.O LOBBY GAY CONTROLA O PS E O CDS.EXCELENTE BASE PARA UM CASAMENTO DE SUCESSO.HÁ CONTUDO UM ESCOLHO PARA ESTE ENLACE SE CONCRETIZAR.É SABER QUEM FICA POR BAIXO E QUEM FICA POR CIMA.

    ResponderEliminar
  6. O AGENTE DA POLÍCIA POLÍTICA DO SÓCRETINISMO MES DA SILVA AFIRMA QUE SÓCRATES NÃO É UM MAL MENOR.POIS NÃO.É TÃO SÓ UM MAL PIOR.

    ResponderEliminar
  7. ESTOU SEM SABER O QUE FAZER.OU BEBO UMA BICA OU COMPRO DUAS ACÇÕES DO BCP.

    ResponderEliminar
  8. DEPOIS DE TANTO TER TRABALHADO PARA A BANCARROTA O PS-PARTIDO DOS SALTEADORES COMEÇA A VER-SE GREGO.ESTÁ NA HORA,ESTÁ NA HORA,DE O SÓCRATES SE IR EMBORA!!

    ResponderEliminar
  9. O CDS disse que o referendo ao aborto só fazia sentido passados 10 anos,mas afirmou isto para não perder votos. Passos Coelho é mais autêntico e não tem a manha de Portas por isso diz o que lhe vai no coração. É fundamental que sejam feitos estudos estatisticos sobre a implementação do aborto: as consequências fisicas e psicologicas das mulheres que o praticaram, se recorreram a ele mais de uma vez, se ele é utilizado como um método anti-conceptivo, etc. Discordo totalmente do aborto pq hoje em dia há diversos meios anti-conceptivos ao contrario do que acontecia há 40 anos.Exceptuando as situações de doença materna, malformação congénita, violação,as pessoas tem de aprender a prevenir uma gravidez indesejada e é obrigatorio que os governos dinamizem o Planeamento familiar.

    ResponderEliminar
  10. Toda a gente sabe que o PSD é mais liberal do que o BE em matéria de costumes e economia.

    O CDS é o único partido histórico em Portugal fiel à Doutrina Social da Igreja e dos Valores Cristãos da nossa Sociedade.

    Se por acaso há, aqui ou ali, alguma personalidade que não é crente nem praticante, o melhor será ela ir para o PSD, que é liberal e quem tem na sua direcção uma maioria de ateus e/ou maç'onicos.

    ResponderEliminar
  11. O SR.PORTAS E A FAVOR DO CSAMENTO OMOSEXUAL ,PORQUE QUER USUFRUIR DA MESMA LEI.E TAMBEM A FAVOR DO ABORTO.COMO VAI USUFRUIR DA PRIMEIRA ,TEM MEDO DE ENGRAVIDAR,E ASSIM VAI USUFRUIR DA SEGUNDA QUE E FAZER O ABORTO.POR ESSE MOTIVO AS DUAS LEIS SAO DE SEU INTERESSE

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.