terça-feira, 24 de maio de 2011

A dividocracia é a consequência da corruptocracia

Preocupado com a ameaça do governo socialista grego sobre a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional de declarar bancarrota, em vez de reduzir despesa pública e vender activos como contratou com a UE e FMI, cheguei ao documentário grego «Debtocracy» (Dividocracia), de Abril de 2011 - tem legendas em inglês, francês e castelhano. Recomendo que vejam. Depois de o ver descobri que Francisco Louçã o tinha apresentado ontem, em Lisboa.

O documentário é bastante interessante na história da crise financeira grega e mundial. Na Grécia, o défice crónico desde o séc. XIX, o estado social(ista) financeiramente desequilibrado de desequilibrado do socialista Andreas Papandreou, os swaps fictícios para mascarar o défice das contas públicas de Costas Simitis, as compras de armamento desnecessário e os Jogos Olímpicos de 2004. Usa como exemplo de virtude, o Equador de Rafael Correa - a estrela esquerdista de Hugo Chávez empalideceu e só aparece no documentário de mão dada com Correa. E como justificação do maléfico FMI, de política de austeridade para equilíbrio de contas, uma receita que nos dizem ser neo-liberal (!), apontam o caso argentino de bancarrota, de moratória nos pagamentos e de pagamento parcial da dívida. Esquecem-se que a Argentina tinha um superavit alimentar (produtos agrícolas e carne) e produção mineira que as economias tercearizadas da Grécia e de Portugal (agricultura vale 2,3% do PIB em 2009) - e mesmo a indústria argentina tinha, e tem, um peso significativo no Produto Interno Bruto .

A linha esquerdista romântica radical (e marxista camuflada) do documentário indica que a responsabilidade da crise grega (tal como a portuguesa), não seria dos factores anteriormente apontados - e das reformas antecipadas milionárias, muito acima da capitalização dos descontos ou dos salários de nível absurdo para a riqueza disponível no país - mas... dos governos alemães, que subiram muito pouco os salários nominais na última década (7%)!... Os governos alemães, que se prepararam para a concorrência chinesa, indiana e demais países asiáticos, é que são os culpados e não os governos gregos do fausto e do desperdício.

O documentário justifica a defesa do não-pagamos, com o conceito de dívida odiosa, aquela contraída por um governo que não serve os melhores interesses da Nação e que, por isso, não deve ser paga. O caminho que propõem para países, como a Grécia e Portugal, de economia muito deficitária leva directamente à miséria e vêem na crise a oportunidade sonhada de concretização do comunismo. A bancarrota não será apenas do Estado, mas também das famílias e das empresas (para além dos bancos). Sem crédito internacional, a competitividade torna-se ainda mais premente, obrigando à saída imediata do euro, ao congelamento dos depósitos dos particulares, à desvalorização brutal do novo escudo, à duplicação (numa semana) das dívidas das famílias e das empresas, à insolvência das famílias, ao desemprego e à fome.

Em contraponto ao documentário, entendemos que neste País - que declarou a bancarrota em 1891, mas que em 1975 aceitou ficar a brutal dívida da barragem de Cahora Bassa após a independência de Moçambique que continuou a pagar durante décadas - a bancarrota e o pagamento parcial da dívida não é um caminho viável. O caminho da recuperação do País passa pelo equilíbrio rápido das contas do Estado, que fará diminuir a taxa de juro e permitirá o relançamento da actividade privada. E mesmo com um Governo responsável, e poupado, o pagamento da dívida actual do Estado, que será inchada com o custo termosférico das parcerias público-privadas (aquilo a que podemos chamar o Efeito Aguardente, em comparação com o Efeito Tequila mexicano), é economica e socialmente, muito difícil. A dividocracia - o protectorado - é a consequência da corrupção de Estado.

4 comentários:

  1. Há que desmascarar os comunistas do PC e BE.
    Eles foram a base de apoio da quadrilha do Rato.
    Quem não recorda as posições destes bandos,quando M.F.Leite advertia contra a obra faraónica do TGV,das autoestradas paralelas,etc?
    Estes comunistas riam e escarneciam.Sempre aconselharam mais despesa pública.
    Acredito que o fizeram por cinismo e táctica.
    Quiseram capitalizar votos com o descontentamento gerado pela bancarrota que sabiam ser o desfecho do que advogavam.
    Viveram muito bem com os pedidos de empréstimo e agora,mais uma vez numa atitude populista e velhaca,incitam ao não pagamento.
    Pergunto aos comunistas jerónimo e Louçã,se na sua casa se regem deste modo.Gastam o que não têm,pedem emprestado e não pagam a quem devem.
    Esta gente não tem vergonha!
    Sei que há meses,nas vésperas de sair o corte nas regalias sociais,os deputados e funcionários da AR receberam um aumento significativo,que cobria por excesso os cortes que seriam a seguir implementados.
    Algum destes comunistas ou outros,protestaram?
    Há que desmascarar as quadrilhas parlamentares.

    ResponderEliminar
  2. Só para se perceber a dimensão da dívida, se o prémio do Euromilhões fosse de 15 M€ por semana ( 1 concurso apenas) e se o Governo português jogasse todas as semanas e lhe saísse sempre (sózinho) o 1º prémio, seriam precisos 100 anos para pagar a dívida de 78000M€. É obra!...

    ResponderEliminar
  3. Esta gentalha é suigeneris:o comunismo faliu em 1917. O DE está chei de criptofascistas, garotada filha de uma alta burguesia que miçlita por ali porque é moda! Já assim era no período de agitação estdantil nos anos 60, com mrpps e outros...Pobre País o nosso que ainda por cima tem que levar com a camarilha maçónica d PS e do seu pequeno Hitler!!!|

    ResponderEliminar
  4. Estamos no bom caminho. Abaixo do abismo, não há mais nada. Não se venha dizer que os portugueses não têm culpa. Cerca de 70% da população vota a cada eleição, e por isso a grande maioria é co-responsável com Soares, Cavaco, Sampaio, Guterres, Sócrates, Flopes, Barroso e tuti quanti.

    Emerdados estão e estarão por muito tempo. Não há papel higiénico que chegue para mãos tão sujas.

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.