segunda-feira, 14 de março de 2011

Bluff socratino


O motivo do bluff do primeiro-ministro desta noite, 14-3-2011, na declaração em directo ao País terá sido a imposição pela União Europeia de os pacotes de austeridade (as actualizações dos Programas de Estabilidade e Crescimento - PECs) serem apresentados e votados no Parlamentos. Uma decisão extraordinária que se compreende por causa do minoritário Governo português e da afirmada rejeição do novo PEC pelas oposições.

Desde sexta-feira, 11-3-2011, que o próprio José Sócrates, os socialistas, e porta-vozes oficiosos nos media, diziam que o PEC não teria de ser apresentado no Parlamento, apenas algumas (poucas) medidas parcelares de aplicação já em 2011, pois sabiam que a oposição chumbaria o programa. Contudo, no Conselho de Ministros das Finanças dos países da Zona Euro (Ecofin), de 14-1-2011, essa obrigação excepcional foi tomada para resolver o «impasse» em Portugal, pois sabiam que, de outro modo, Sócrates adiaria indefinidamente a aprovação dessas reformas. A União Europeia, desde logo a Alemanha, não aceita a concessão aos países em dificuldades de crédito nos empréstimos-às-pinguinhas, da desejada «flexibilidade» do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), sem a aprovação imediata de reformas estruturais nos países beneficiários dessa ajuda: primeiro a aprovação das reformas, depois os empréstimos...

Encurralado, apresentando-se com os papéis do discurso na mão, simulando, todavia, a urgência nacional e a espontaneidade da franqueza de dispensar o que (lhe) havia(m) escrito, como se falasse de improviso... enquanto o lia, sem qualquer hesitação mas com lapsi linguae denunciadores, nos telepontos laterais, informou que apresentaria o PEC na Assembleia. Como já não pode contornar o Parlamento, representou-se de vítima, de que não é ele a abrir a crise política, e fez o costumeiro número de chantagem sobre as oposições, a quem recordou o interesse do País em mantê-lo na imunidade do poleiro. Ao mesmo tempo, desculpou-se vagamente de «equívocos» na apresentação do quinto pacote de austeridade em cerca de um ano, na passada sexta-feira, dia 11-3-2011, dizendo que queria privilegiar os portugueses com a informação em primeira mão (sobre o Presidente, sobre a Assembleia e sobre os parceiros sociais?!...). Uma lástima. Já breve, para os portugueses que o sofreram tanto.


* Imagem picada daqui.

7 comentários:

  1. Depois da CENSURA a:

    MANUELA MOURA GUEDES
    GATO FEDORENTO
    MÚSICA DOS XUTOS
    LIVRO DE RUI TADEU sobre UM PS DESCONHECIDO
    CONTRA INFORMAÇÃO
    e outros que não me lembro

    Eis que mais um programa censurado:
    PLANO INCLINADO com prof. MEDINA CARREIRA
    quem se mete com o PS leva!

    ResponderEliminar
  2. Mesmo para nos vermos livres dele vamos ter de pagar, portugal enfiou um "barrete" até aos joelhos, quem lucrou continuará a lucrar mesmo depois da sua saida e nós continuaremos a pagar, sabe-se lá até quando....Chegámos a um ponto de nem alternativas existirem...

    ResponderEliminar
  3. Não se percebe a estratégia de zigue zague do PSD.
    Concordou com corte de salários acima de 1500 Euros e não concorda com o corte das pensões acima do mesmo valor? tem de haver proporcionalidade caramba!
    Atenção que um trabalhador hoje que vê o seu salário cortado, não vai ver sequer reforma amanhã!
    Com um país com problemas, ficam mais visíveis as INCOMPETÊNCIAS dos nossos políticos.

    ResponderEliminar
  4. A MINISTRA FRANCESA LAGARDE,GARDE AO VIGARISTA SÓCRETINO!,FOI MUITO CLARA ESTA NOITE.COMPRA DE DIVÍDA PELO FUNDO EUROPEU EXIGE PEDIDO DE RESGATE E INTERVENÇÃO DO FMI.E SÓ DEPOIS DE AGOSTO.RASTEJA SÓCRETINO PARA A LAGARDE MELHOR TE PISAR!!!

    ResponderEliminar
  5. não haverá um link onde se possa ver esta conversa em familia ?

    C.C

    ResponderEliminar
  6. já não há pachorra para aturar este vigarista!!!

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Serão eliminados os comentários injuriosos detetados ou que me sejam comunicados.