quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A imunidade do aluno-professor «Pinto da Serra»



O livro de Rui Verde, ex-vice-reitor da Universidade Independente (UnI), «O Processo 95385 - Como Sócrates e o poder político destruíram uma universidade», de Novembro de 2011, contém factos e documentos inéditos que devem ser esclarecidos pelos tribunais, nomeadamente no âmbito do julgamento daquela universidade, que está em curso. Este poste completa a análise, e comentário, que fiz do excerto que os jornais trouxeram em pré-publicação do livro, no meu poste «O livro de Rui Verde sobre a licenciatura de Sócrates na UnI e a sua consequência», de 30-11-2011, cuja leitura também recomendo, pois coteja dados do livro de Rui Verde com o meu livro «O Dossiê Sócrates».

Os factos novos de maior relevo no livro de Rui Verde são os seguintes:

  1. Rui Verde afirma: «a minha prisão está ligada à licenciatura de Sócrates» (p. 89). Verde cita uma notícia do jornalista Ricardo Dias Felner, no Público, de 25-9-2007:
    «Uma das razões que levaram à detenção do antigo responsável da Universidade Independente, Rui Verde, foi ter na sua posse uma pasta com documentos sobre as licenciaturas de José Sócrates e Armando Vara.»
    Estas conclusões têm a maior gravidade para as instituições judiciais envolvidas e precisam de ser desmontadas - ou infirmada, com as inevitáveis consequências. Um dirigente de uma universidade possuir documentos do processo de dois alunos constitui que crime: lesa-majestade (i.e., José Sócrates e o seu sócio de poder, Armando Vara)?!...
  2. As equivalências de José Sócrates na UnI, cujos inéditos manuscritos (pp. 159-161) fac-simile Verde publica, contém várias rasuras.
  3. O velho amigo da Covilhã, seu correlegionário no PS (Sócrates terá assinado a sua ficha de admissão no PS) e seu mestre no ISEL, Prof. António José Morais, enquanto «responsável» pela inexistente «Comissão Científica» da UnI (conforme este confessou ao Expresso, de 31-3-2007, p. 125 do meu livro «O Dossiê Sócrates») - atribuiu a José Sócrates as equivalências de José Sócrates entre o bacharelato do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e algumas cadeiras do Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)  admissão de Sócrates na licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente. Morais indicou que Sócrates teria de fazer quatro cadeiras - Análise de Estruturas (3.º ano), Betão Armado e Pré-Esforçado (3.º ano), Estruturas Especiais (5.º ano), e Projecto e Dissertação (5.º ano) -, todas leccionadas... por ele próprio. Porém, como eu justifico no meu livro «O Dossiê Sócrates», p. 111, na UnI, por António José Morais, «o saldo das equivalências concedido pela UnI terá sido favorável a José Sócrates em seis cadeiras: três cadeiras anuais e três semestrais».
  4. prova de Inglês Técnico (um texto comunitário apócrifo de três páginas sobre ambiente) não foi enviada por fax, mas... por carta (pp. 90 e 163-165).
  5. Segundo Rui Verde, a inclusão da cadeira de Inglês Técnico é da lavra de Luís Arouca. Escreve Verde (p. 93):
    «A avaliação consistiu de um trabalho previamente enviado e discutido por Luís Arouca e José Sócrates num almoço no Pap'Açorda, entre uns pastéis de bacalhau e um arroz de tomate. E feito em finais de Agosto, depois de requerido o diploma! A pauta original do Inglês Técnico [que Verde publica] não está sequer assinada. Nem Luís Arouca era o professor de Inglês Técnico nessa data[era o Prof. Eurico Calado].» (Realce meu)
  6. As pautas de Sócrates na UnI que foram publicadas na imprensa, de acordo com Rui Verde, são antigas, de um outro estabelecimento e não condizem com as versões disponibilizadas na época aos jornalistas pelo reitor Luís Arouca - tal como acontece na prova de Inglês Técnico, alegadamente corrigida a lápis e não a tinta vermelha. Nas pautas que Rui Verde reclama serem as originais (e não fotocópias), Sócrates aparece sozinho em cada uma delas e não estão assinadas por dois docentes, como era costume, mas apenas por um - António José Morais... Rui Verde, vice-reitor da UnI nessa altura, explica (p. 95-96):
    «não há elementos substantivos que comprovem o que vem nos documentos e estes não são fiáveis, porque se percebe que foram feitos a posteriori e à medida (i.e. apenas para Sócrates; todos os documentos são só para Sócrates: era admissível que saísse sozinho numa pauta, até em duas, mas nunca em cinco), para formalizar uma licenciatura que não tinha qualquer suporte documental, a não ser um pedido de equivalências despachado ad hoc (Realce meu)
  7. Sobre a cadeira de Projecto e Dissertação, Rui Verde pergunta (p. 94):
    «Onde está o resultado, o projecto e a dissertação? Qual foi o tema? Quem não se lembra do tema da sua tese de licenciatura? Esses documentos costumavam ser guardados na biblioteca da universidade, sobretudo os mais bem classificados, como é o caso em que Sócrates terá tido 17 valores.»
    E, na p. 95, afirma peremptoriamente: «Não há qualquer projecto ou dissertação. Onde está?»
  8. Ainda na p. 94, Verde conclui: «Talvez Sócrates tenha frequentado uma ou outra aula. (...) É muito improvável que tenha completado o curso». Mais claro o ex-vice-reitor não podia ser.
  9. O autor revela que José Sócrates leccionou na UnI no início de 1995/1996, quando aí também tinha entrado como aluno para concluir um curso de cinco anos em Engenharia Civil em que os alunos mais adiantados iam no segundo ano... Diz Rui Verde (p. 94):
    «Luís Arouca, antes de Sócrates ir para o Governo, convidou-o no Verão de 1995 para leccionar nas áreas de Ambiente. Sócrates assumiu o posto como professor convidado e chegou a iniciar as aulas.»
    Assim, de acordo com o ex-vice-reitor Rui Verde, tal como a pescada que antes de ser já era, Sócrates, antes de ser licenciado e ainda aluno... já era professor na UnI!... Sócrates torna-se secretário de Estado adjunto da ministra do Ambiente em 30-10-1995 o bacharel Sócrates deixa a docência na Uni, após cerca de mês e meio de aulas...
  10. Os documentos inéditos do processo inidvidual de Sócrates na UnI, que Rui Verde publica no anexo do livro, raramente têm datas. Nestes, inclui-se o pedido de equivalências de José Sócrates dirigido ao reitor da Universidade Independente, sem data, mas já assinado... pelo «Seu José Sócrates» (p. 154) e a resposta (p. 155), esta de 12 de Setembro de 1995 e curiosamente dirigida a «José Sócrates Carvalho Pinto da Serra» (sic).
  11. Rui Verde revela (pp. 106-108) que o dossiê Sócrates na UnI entra na dança da luta pelo controlo da Universidade Independente, mesmo antes de aparecer no Público, de 22-3-2007. Alega que «Morais desata a telefonar para Arouca» para articular uma resposta (que proteja Sócrates) e os contactos sucedem-se, em ritmo frenético, entre 15 e 26 de Março de 2007. Sócrates percebe que Morais não resolve e entra, ele próprio, «em acção directa e fala várias vezes com Arouca, mais de dez vezes em dez dias» (sic). Mas Sócrates percebe finalmente o jogo duplo de Aouca e passa ao ataque: Morais pede a Arouca o processo de Sócrates e, quando Arouca recusa, é a Inspecção-Geral do Ensino Superior que vai «buscar os documentos originais possivelmente comprometedores e fechar a universidade» (sic). Verde continua a sua explicação da «bomba atómica»: «Sócrates venceria a partida em um mês. A 9 de Abril, Mariano Gago anuncia o encerramento compulsivo da universidade».

A análise de Rui Verde, que estava no olho do furacão da UnI, suportada em factos que o autor descreve, desfaz em cacos múltiplos a regularidade da licenciatura em Engenharia Civil  do aluno (e bacharel docente!...) José Sócrates, em 1995-1996, quando Sócrates entra no poder como secretário de Estado, e expõe a promiscuidade, em 2007, entre o interesse do líder Sócrates, em abafar o escândalo, e o interesse do Estado, em manter e recuperar a instituição, protegendo alunos e docentes. O Estado era Sócrates. E ainda é.

Também, por isso, por causa do Estado de direito e da Pátria, por existir no País um Governo de direito e um poder socratino de facto, é importante desfazer agora a dúvida de que Sócrates ainda impera e goza de imunidade face àquilo que fez e desfez e de não pode ser responsabilizado por cada facto cometido. Se o tribunal assim entender, deve ouvir José Sócrates no julgamento da Universidade Independente sobre estes factos novos que o Prof. Eurico Calado terá contado no  julgamento, em 20-6-2011 - em que descreveu Sócrates como «supostamente licenciado» - e agora, com mais motivos, atendendo aos factos e documentos publicados pelo ex-vice-reitor Rui Verde, nomeadamente sobre o dossiê da sua licenciatura que dominou o período final da vida daquela universidade e constituíu o destapar dos pés de barro do primeiro-ministro Sócrates.

Muito estranha é esta sequência de factos relativa à dificuldade de levar Jos´+e Sócrates a depor em tribunal:
  1. Em 14-12-2011, o jornalista Carlos Enes reportou na TVI, no jornal das 13 horas, que a procuradora Dra. Maria Helena Nogueira arrolou José Sócrates como testemunha no processo da Universidade Independente e que, portanto, o aluno-secretário de Estado e ex-primeiro ministro iria depor no julgamento em curso, apesar da defesa de Luís Arouca ter desistido de o ouvir.
  2. No dia seguinte, 15-12-2011, o CM confirmava que, apesar da defesa de Arouca ter prescindido da testemunha Sócrates, a procuradora decidiu arrolar o ex-primeiro ministro por o seu nome ter sido referido por várias testemunhas e  por a sua audição ser fundamental para a descoberta da verdade naquele julgamento, estando a decisão sobre se Sócrates será, ou não, ouvido a cargo da meretíssima juíza Dra. Ana Peres, que preside ao acto.
  3. Todavia - por qualquer via que seja, há sempre uma pedra no nosso caminho patriótico -, na noite de 14-12-2011, segundo o Diário Digital, a Procuradoria-Geral da República reagiu, comunicando no Diário Económico que «não vai avançar com a intenção de ouvir o ex-primeiro-ministro socialista, no âmbito do processo da Universidade Independente», dizendo que o pedido do Ministério Público para ouvir Sócrates estava agregado ao pedido da defesa de Luís Arouca e que, como esta desistiu de ouvir Sócrates, «deixa de subsistir o requerimento do Ministério Público».
  4. Contudo, ainda segundo Carlos Enes, na TVI, em 15-12-2011, o requerimento, atentas as referências várias - da jornalista Mónica Contreras sobre a relação entre a prometida entrega de documentos e a prisão de Rui Verde (em 21-3-2007, e do Prof. José Manuel Guterres, que estranhou as pautas de José Sócrates, nas cadeiras do seu amigo Prof. António José Morais, datadas de 8 de Agosto de 1996, época de férias em que «ninguém trabalhava na universidade».
  5. O José perguntou, sem demora, ainda em 15-12-2011, na sua Loja sagrada, diametralmente oposta às outras, profanas, «como anda a autonomia do MºPº [Ministério Público] »:
    «(...) há aqui uma discrepância que não está esclarecida, mormente o papel da PGR no âmbito de um processo cuja responsabilidade, da parte do MºPº, compete ao magistrado que está no julgamento. O magistrado é autónomo nesse papel e deve ser assim, porque na primeira instância o MºPº nos tribunais é representado por procuradores e procuradores-adjuntos.
    Não consta das leis de processo, nem do estatuto, que os magistrados devam obediência a instruções vindas da hierarquia, que ofendam a consciência jurídica, mas por outro lado não se compreende este sinal de equívoca interferência (se é que existiu) num caso concreto como este, tendo como protagonista, novamente, José Sócrates.»

A situação no Ministério Público corre assim aos tombos e nesses cai também o prestígio do Estado e a autonomia face ao poder político real. Tudo isto se poderia evitar se o Procurador-Geral da República, Dr. Fernando Pinto Monteiro, apresentasse a sua demissão, após a perda das eleições pelo Partido Socialista, que o nomeou, como fez, em 16-12-2011, o seu congénere espanhol, o «Fiscal General del Estado» Conde Pumpido, porque não queria ser demitido, como ocorre, diz o Libertad Digital, «cada vez que há uma mudança no Governo». Aqui, nem o pai morre (salvo seja!), nem a gente almoça, ou seja: nem o procurador-geral se demitiu, nem, apesar das declarações francas da ministra da Justiça, Dra. Paula Texieira da Cruz, o Governo pediu a sua exoneração ao Presidente da República, nem o Presidente retirou a confiança ao procurador-geral.

Portanto, para lá do que é eterno, como diria o Fausto, a situação do País está na mesma. Como a lesma. Mole, viscosa e peçonhenta. O problema da Pátria é principalmente moral. Se vigor suficiente houvesse nesta Terra de Santa Maria construiríamos mundos, de novo. E desta vez: o nosso.


Pós-Texto (18:54 de 21-12-2011): Leia-se ainda o poste do José, sobre «O livro de Rui Verde», de 21-12-2011, que abarca, além da reflexão sobre a eventual reabertura do caso da licenciatura de José Sócrates, a parte do livro de Rui Verde sobre o sistema em que a Universidade Independente vicejou e morreu.



Actualização: este poste foi actualizado às 14:45 e 18:54 de 21-12-2011 e emendado às 14:02 de 22-12-2011.


* Imagem picada
daqui.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade e as que são arguidas gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

63 comentários:

Manuel Vessadas disse...

Excelente análise. Por favor não pare de escrever sobre este assunto até que os "instaladados" no Estado e os "integristas" sejam descobertos.

Acabo de criar um blog pessoal onde escrevo "coisas" avulsas.
Peço desculpa por anunciá-lo no seu "espaço":
http://vessar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Explendida análise.
Só estou à espera que o Oliveira e Costa (BPN) escreva um livro para o Dr ABC de imediato o aproveitar para dizer que o homem, o Oliveira e Costa, tem toda a razão, que está a ser injustiçado, que tudo não passou de uma perseguição do Sócrates, porque tudo ia bem no reino da laranjada do BPN.

Com este artigo mais um contributo do Dr ABc para esquecermos o que o actual Governo está a fazer ao zé povinho.
E aonde páram os professores outrora tão lutadores na defesa das suas regalias.
Será que já fugiram do País?

O Dr ABC continua por cá a dormir com o Sócrates debaixo do travesseiro.

Isabel disse...

Parabéns pela análise, Professor. Não pode der esquecido que um trafulha deste calibre nos governou ditatorialmente durante anos.Espera-se e desespera-se de facto por um "Julgamento de Nuremberga", para este fascismo soft ainda instalado com a complacência do actual poder. Como há dias o Dr. Medina Carreira afirmou, falta ao actual governo a capacidade de comunicar. Aos socretinos de ontem e de hoje, sobeja tal"qualidade".É ouvi-los por todo o lado munidos de cassetes mais afinadas do que alguma vez foram as do PC. Até, hélas, nesta caixa de correio!!! E o "democrata" Manuel Alegre junta a sua voz à de Otelo ao imputar ao actual governo, ilegitimidade!
Só acrescentaria um pormenor: o turbo-professor de Sócrates, aparentemente dotado de omnisciência, perguntou um dia a um engenheiro civil(a sério) que me é próximo, o que poderia significar "stainless steel". O homem deveria hipoteticamente saber o que significa "steel", mas já "stainless" seria demais...

Ljer disse...

Parabens Prof Antonio Balbino Caldeira pelo excelente trabalho que vem fazendo sobre o caso do coveiro que levou á destruiçao do tecido economido do país

Anónimo disse...

Coveiro do país e não só. Também da Grécia, Irlanda, Espanha, Itália, Bélgica e amanhã da França, da Inglaterra e por aí fora pois esta crise mundial tem um responsável com nome: Sócrates.
O nosso país estava tão bem. Não tinha quaisquer dividas. Era uma economia pujante e moderna. Com alta produtividade. Tinha petróleo. Diamantes. Não era nada dependente do estrangeiro, etc. E eis que chega o Sócrates e põe tudo isso em cacos.

Pobre miséria...

Anónimo disse...

Ò Sócretino,explica lá a este pobre ignorante como é que sendo a crise internacional responsável pela penúria sucialista,vens aqui todos os dias acusar o novo governo pelas dificuldades do país.

Anónimo disse...

Os parasitas socialistas estão nervosos.
Vão ter que trabalhar para viver,coisa que abominam.
Estrebucham,tentando desesperadamente aldrabar o próximo.
Azar,já não funciona.

A questão dos cursos falsos é uma epidemia nos partidos e na AR,é a ideia com que fico ao ouvir Jerónimos e Louçãs a desvalorizar falsificações e trafulhices.
E parece que as jotas têm uma tradição nesse campo,nas Faculdades deste país.
O golpe abrilesco abriu as portas das jaulas a estes estafermos todos.

Anónimo disse...

Anónimo das 13:14, segundo ouvia do Passos e seus "camaradas" aquando na oposição, claro, a crise exterior nada tinha a ver com os nossos problemas e que estes eram apenas e só culpa do Sócrates. Nunca vi o filme por esse prisma. E parece que agora, e só agora, o Passos e seus "camaradas" também já não vêm o file como o viam na oposição. Na oposição o Passos e seus "camaradas" não aumentavam impostos. Criavam postos de trabalho. Aumentavam os ordenados. Cortavam nas gorduras do Estado. Nas dspesas intermédias. Enfim, aguardavam-nos um dia seguinte mais risonho.
Mas eis que no Governo, o Passos e seus "camaradas" fizeram, num ápice, tudo ao contrário e com altos juros. Aumento de impostos inacreditáveis. Baixa nos salários monstruosos. Gorduras do Estado em bom estado. Despesas intermédias pouco, ou nada, tocadas. Foram além da Troika. A Troika quer mais. O Governo aceita e vai mais longe. É a saúde mais cara. Os transportes. O gaz e a electricidade. O subsídio de desemprego a baixar e muito. Os despewdimentos mais baratos senão mesmo irrisórios. Os professores convidados a emigrar. Os despedimentos com roda livre. A segurança social a caminho, e a "Passos" largos dos privados. O SNS a definhar. Enfim, anónimo das 13:14 um rol de malfeitorias que o Passos e seus "camaradas" estão a fazer ao povo do nosso país e que a não ter travão nos vão custar muito caro no futuro próximo.
Percebeu?

Anónimo disse...

Há por aqui alguns aspectos que interessa dissecar:

1. Estado de direito em Portugal? O Estado de direito da Maddie? O Estado de direito do Pedroso? O Estado de direito do Rui Pedro? O Estado de direito do Cruz? Qual Estado de direito?

2. A Era de Sócrates ainda é? Qual Sócrates? O foragido? O emigrante? O exilado? O delinquente? A era é definitivamente a Era da Bancarrota. Quem manda em Portugal é a FINANÇA Internacional. O Dr. Passos é o executante do momento, enquanto dê jeito e faça o que lhe exigem que faça.

3. Os documentos oficiais de uma Universidade estarem na mão de um seu funcionário, diz bem da pré-anarquia vigente no Portugal de Abril. O Portugal do Soares está MORTO. O Soares, o Marcelo, o Balsemão, bem se vendem por uns patacos, mas ainda assim, eles são lixo para a FINANÇA Internacional. A Finança Internacional quer apenas sugar os portugueses. Mas, estes não têm alternativa, pois se não ficam sem sopa, sem gasolina, sem medicamentos.

4. Quanto a Pinto Monteiro, parece que se alardeava ontem a dizer que é o "especialista em equipas mistas". Ele é que foi o primeiro a pôr a funcionar as "equipas mistas".

Graças a Deus e aos Pintos Monteiros, ex-parceiro no futebol, do Valentim, que PORTUGAL ESTÁ MORTO.

Portugal, Rest In Peace.

Anónimo disse...

Portugal tinha diamantes, petróleo, café, minério de ferro e muito mais. Até 1974. Quando Soares, o padrasto de Portugal, negociou em Lusaka a venda de Portugal ao capitalismo internacional, Portugal ficou sem o Império. Portugal voltou a 1383. Pior, Portugal tem a Madeira e os Açores, que são apenas pesos mortos. Graça ao Soares, que se juntará em breve, em Paris, ao falso engenheiro e estudante profissional aos 51 anos, Portugal faleceu de vez. Portugal é um país de gente miserável, que não gosta de trabalhar e que tem élites que só gostam de sugar os poucos que ainda trabalham. Soares vai-se exilar outra vez.

Anónimo disse...

Portugal é uma democracia com falhas.Pois...A maior falha tem nome e cargo.Chama-se Pinto Monteiro.

Anónimo disse...

O SÓCRETINO QUE AQUI BOLSA REGULARMENTE NÃO É UM SÓCRETINO QUALQUER.PELO NÚMERO DE ERROS, DISLATES E PATETICES QUE ESCREVINHA SÓ PODE SER O PRÓPRIO.EM VEZ DE IR ÀS AULAS PASSA O DIA EM FRENTE DO ÉCRAN A LER A MELHOR FONTE DE INFORMAÇÃO SOBRE SI PRÓPRIO,O BLOGUE DO PROF.ABC.

Woman of limpeze disse...

Ó pan mim a percutir:

PAN, pan, PAn
pAN, PaN, paN
PAN, pan, PAn
pAN, PaN, paN
PAN, pan, PAn
pAN, PaN, paN

Anónimo disse...

Deve ser é um encartado das Novas Oportunidades, do Vieira Zarolho.

Canção do Zarolho disse...

Coelhinho
se eu fosse como tu
Tirava as mãos dos bolsos
e metia as mãos no

Ai, Coelhinho,
se eu fosse como tu
PAN, pan, PAn, paN
pAN, PaN, PAN, pan

PUM!

Anónimo disse...

PARA DISFARÇAR O GAJO DIZ QUE É FEMME DE MÉNAGE.PARA A PRÓXIMA DIZ QUE É CONCIERGE OU BOY NUM BAR DO MARAIS.DAQUELES COBERTOS DE COURO E ESPORAS DE STAINLESS STEEL.

PANDEMÓNIO disse...

Sei outra!

PANRICA disse...

De olhos vermelhos
de pêlo branquinho
dou saltos bem altos
eu sou um Coelhinho

Comi uma cenoura
com casca e tudo
ela era assim tão grande
que eu fiquei um barrigudo

Dou saltos p'ra frente
dou saltos p'ra trás
eu sou um Coelhinho
de que tudo sou capaz!

PÂNTANO disse...

Mais?

PÂNDEGA disse...

OK!

A pedido!

http://youtu.be/ZZ1ip96WmyY

Anónimo disse...

Ainda bem que temos um ex-governante que quer aprender e instruir-se.

Conheço outros, muitos deles do tempo do Kavaco - que se dedicaram ao roubo organizado, dentro de bancos e empresas.

Sócrates é um exemplo de verticalidade.

Nem sequer dá despesa ao SNS!

Anónimo disse...

Sócrates arruinou o SNS, entre outros feitos de arromba.

Anónimo disse...

http://www.peliteiro.com/2011/12/viciado-em-cocaina-divida.html

Anónimo disse...

Afinal o estudante não é filusufu.É poeta!Da natureza para mais.Cuêle é com ele.Inspira-se sentado numa robusta cenoura.No sec.XVI tivemos Camões.No XXI Cumãos.

Anónimo disse...

Sócrates é muito superior à vossa zurrice.

Continuai, cabeças iluminados pelo Demónio!

Nem no Natal têm respeito pela dignidade das pessoas.

Cambada de ateus e satanistas!

Anónimo disse...

Ó Dr ABC, o Sócrates vem homenagear o Pai. Não seria bom o Dr promover uma manifestação no local, como se fez em apoio à Guedes, para o apupar.
Faça isso Dr, pois vai ter um mar de gente muito contente com o Passos que lá estará.
A sua sanha ao homem é capaz de tudo...

Anónimo disse...

O Sócratânico é muito crente e todo Bentinho.Na missa do Pé de Galo comunga rodelas de cenoura e bebe leite santo de Boy.

Anónimo disse...

Vou requerer à Santa Sé que dispense um exorcista oficial para tirar o Demónio do corpo deste blogue.

Há limites para tudo.

Até o Kim da Coreia tinha algum respeito pelos adversários!

Anónimo disse...

tanta conversa por aqui nao sei, nao sei bem se o Socrates será o mais ladrao.
Cá para mim, numa pocilga, o Relvas é bem capaz de dar 2 voltas de avanço ao socrates e chegar 1º á gamela e vocês ainfda nao reparam na qualidade deste sanguesuga do sistema

Karocha disse...

Caro Prof. ABC

Bom natal para si e ,para todos os comentadores do Blog.

Anónimo disse...

Obrigado Dona Karocha,para si também um anos expurgado de sucialismo e de jericos socretinos arvorados em cumentadores.

Com não têm onde se agarrar,os serventuários da Cosa Anal ística,tentam meter Relva no burako.
Não podem mais é esconder os fundilhos ao Vígaro exilado.

Mulher da limpeza disse...

Obrigada Karocha! Simpática a Kachopa, não é?

Feliz Natal a todos e votos que melhorem o vosso português que é hurrível!

Anónimo disse...

Pois eu desejo a vocês todos o fogo dos Infernos, seus hipócritas e sepulcros caidos de branco!

Anónimo disse...

COM AS FÉRIAS JUDICIAIS LÁ PODE APARECER TODO LAMPEIRO O DUX VETERANORUM PARISIENSE.NAS VÉSPERAS DA SUA REABERTURA LÁ VOLTA A FUGIR VELOZ PARA PARIS O FILUSUFU TRÁSMONTADO.

Anónimo disse...

Foge Cão que te fazem arguido.Mas para onde?que me metem na prisão.

Anónimo disse...

Parece que alguma da Nomenklatura oficial, inclusivé socialista, está a chegar à conclusão que os negócios do Campos, nas Obras Públicas, obrigarão ao fim do Subsídio de Natal e de Férias, até 2.050. O Campos assinou Parcerias Público-Pivadas, em biliões de euros, que a serem mantidas, arruinarão de vez com o que resta de Portugal. Não será de promover uma aasinatura de 100.000 assinaturas para que se prenda o biltre do Campos? A tróika diz-se aterrorizada com tais negócios, que enchem os bolsos de uns quantos construtores civis e pedreiros de Amarante.

Anónimo disse...

Skeptikos, não se trata de nenhuma gralha. Não sabe que o Dr ABC apenas tem na mente o Sócrates. Ao Dr ABC parece sempre o Sócrates, esteja a dormir, comer, passear, com a família ou amigos. É uma sanha doentia...

Anónimo disse...

Sanha,hã?!
A sanha estamos nós a começar a pagar e de que maneira,por causa de imbecis e parasitas como tu,que apoiaram o saque socialista.

António Balbino Caldeira disse...

Caro Skeptikos

Já está emendada. Obrigado.

Anónimo disse...

Verdadeiro esquema de fraude organizada nas obras públicas. Milhares de milhões de euros pagos ao amigo Coelhone e amigalhaços, entre outros o sócio Loureiro. Renegociaram rendas para o pagamento de auto-estradas verdadeiramente ruinosas para o esatdo. O Tio Celestino é um dos que agradece a ruina do Estado. O sobrinho do Celestino foi hoje a Vilar de Maçada, tentando passar despercebido, antes que saibam que ele cá está, e aina se lembrarem do Sidónio.

Manuel Vessadas disse...

EuAlguém explica como um "Estado Comunista - China" tem tanto dinheiro para investir na EDP quando parte do seu Povo tem sérias dificuldades para ter algum conforto. Entáo porque não investem em mmelhoresw casas e equipamentos domésticos no seu próprio país. A empresa é efectivamente do Estado ou é de "faz de conta".Eu sei, um país dois modelos económicos.
E os Direitos Humanos assegurados?

Anónimo disse...

Estamos sob o regime dos kmers laranjas!

Destruir e arrasar tudo , primeiro, e depois erguer o Homem Novo, de preferência anti-socrático....

Anónimo disse...

Sem dúvida.
E que falta faz esse homem novo,anti-Vigarista!

Anónimo disse...

Parabéns Prof. Balbino. Só poderemos descansar quando este prodígio político fôr fazer companhia a Duarte Lima e Oliveira e Costa à prisão.

Anónimo disse...

E o pessoal da Coelha?

Vão continuar a capitalizar as mais-valias?

Anónimo disse...

Quem? O Jorge Coelho e associados?
Acho que sim.São vacas sagradas do sucialismo.

Anónimo disse...

A Tróika vai forçar a renegociação das parcerias publico - privadas realizadas pelos Socretinos. O Campos foi o instrumento de recolha futura de proveitos. A cadeia é o único sítio previsto. De facto, só falta o falso engenheiro, exilado em Paris, o Campos, o Vara, fazerem companhia ao Dr. Domingos. Estão bem uns para os outros. Gatunos. Saqueadores.

Anónimo disse...

Não foi o Dr ABC que escreveu, aqui, um post bastante critico e rude aquando da visita do líder chinês a Portugal?
Dizia então o Dr que estávamos de mão estendida para com um país tal... e tal...
E agora o Dr fica caladinho da silva quando o nosso governo vende, a quase totalidade da sua participação na melhor empresa nacional, ao governo Chinês.
Aguarda as suas justificações para mais esta pirueta.

Anónimo disse...

O Socretino de serviço é estúpido. Queria que Portugal vendesse a EDP à Eon, alemã, que queria ter uma cláusula especial de devolução da compra da EDP, se a compra corresse mal?

O negócio da China tira Portugal do caminho exclusivo da Sra. Angela. Faz bem aos alemães perceberem que "há mais vida para além da Alemanha".

Mas, ao menos, o Dr. Passos fez o seu trabalho discretamente, e não andou em parangonas a encher capas de jornais com negociatas com os chineses, como o Vigarista de Vilar de Maçada.

Anónimo disse...

Além do mais, a venda da EDP ficou previsto no memorandum com a Tróika, assinada pelo Delinquente.

Anónimo disse...

Claro que se vendessem a EDP aos alemães,teríamos o sócretino a barafustar que os chineses davam mais.
Menos uns milhões para o Offshócrates das Ilhas Caimão.

Anónimo disse...

Com o partido pedófilo do gamanço no poder,receber chineses era um luxo.As companhias normais desses capos eram os Mobutus,Chavez,Kadafis,etc.
Tudo gente fina.

Anónimo disse...

O Oliverinha está cheio de saudades do Vigarista.

----------------------------------

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=527451

O Sindicato dos Jornalistas (JN) critica os despedimentos que diz estarem a ser efectuados na Global Notícias, empresa detida pela Controlinveste e que detém títulos como o "Diário de Notícias" e o "Jornal de Notícias".

Anónimo disse...

O Comissário Marcelino terá o seu salário arredondado? As vendas andam pelas ruas da amargura.

http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1470818&seccao=Media

"Esta sentença confirma aquilo que eu sempre disse: tratava-se de uma acção de má-fé, que visava intimidar-me e aos próprios jornalistas que ficaram na Cofina com contratos semelhantes. Eles sabem, a partir de agora, que são também trabalhadores livres de decidirem onde querem trabalhar" disse João Marcelino depois de ter recebido a sentença.

No âmbito deste processo, que decorreu no Tribunal de Trabalho de Lisboa, a Cofina exigia ao actual director do DN o pagamento de cinco milhões de euros por ter alegadamente violado o contrato ao sair do Correio da Manhã para a direcção de um concorrente.

"Este processo poderia ter surgido na cabeça de um qualquer comissionista mas é indigna de um empresário como Paulo Fernandes e de uma empresa cotada em bolsa, como a Cofina. Hoje está claro para toda a gente que notícias maldosas saídas recentemente em publicações do grupo Cofina sobre a Controlinveste e o Diário de Notícias faziam parte das contas deste velho rosário de interesses que a mim me causam repulsa porque os conheço", acrescentou João Marcelino.

O grupo que detém o Correio da Manhã pretendia que João Marcelino pagasse um ano de salário pela sua saída e valor semelhante por cada trabalhador da Cofina que, depois da saída de João Marcelino, passou a trabalhar no Diário de Noticias.

"Um dia falarei claramente sobre isto, mas apenas depois de julgada uma outra acção: aquela que eu movi para me serem pagas verbas que a Cofina me deve ”, concluiu o director do DN.

Anónimo disse...

OS DEPUTADOS Á SEMELHANÇA DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS NAO TERAO TOLERANCIA DE PONTO MAS NAO TRABALHARAM ENTRE O DIA 23 DE DEZEMBRO E O DIA 3 DE JANEIRO.

ISTO É MESMO UM PAIS DA TRETA TENDO VINDO SEMPRE A SER GOVERNADO POR UNS SEM VERGONHA.......

Anónimo disse...

Com Sócrates as famílias portuguesas tinham condições de comemorar o Natal em Paz e em Família.

Com estes «kmers laranjas», é muito provável que o Dia Santo do Natal seja abolido.

Para lá caminhamos...

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Há quase dois anos, uma colega minha disse-me: "Em 2013, quem não cabará não comerá." Esta profecia que na altura até me deixou sorridos poderá ser verdade, até porque se aproxima 2012, o ano da catástrofe, pelo menos em Portugal, por isso, em 2013, poderá já não haver dinheiro para pagar salários, reformas e subsídios.
Aproveito esta oportunidade para desejar a todos um bom Natal, se possível cristão, mas cada um tem as crenças que tem e há que respeitar.
Era bom que o Natal nos permitisse refletir e mudar de vida, adquirindo novos valores: seriedade, trabalho, solidariedade, paz, tolerância, etc.
Quanto a sócrates, já chega, ele é quem é, mas é um ser humano, devemos perdora-lhe, muito embora a justiça seria o seu julgamento em tribunal e condenação. Espero que os portugueses não o coloquem mais no poder, mas deixemos de o perseguir, pensemos sim nos disparates que Passos coelho está a fazer que irá levar o país à ruína.
Bom Natal.

Anónimo disse...

Deixemos lá o Passos Coelho em paz.Ele é humano e mesmo que erre devemos perdoar-lhe.Apesar de tudo herdou uma bancarrota socialista.
Pensemos sim em quem nos roubou e destruiu a economia nacional.
E pensemos em gtoda a tralha socialista conivente que senta o rabo homo no parlamento e ainda come à nossa custa.
Feliz Natal.

Francisco José I disse...

O Passos Coelho é que nos está a arruinar.
Ahahaha!
Este Luis é impagável!
Acha que cumprir os compromissos com os credores é arruinar o país?
Endividar o país acima dos limites é que foi governar bem,não foi?
Ahahaha!
Este rapaz não tem emenda.

Anónimo disse...

para o ano será abolido atodos os portugueses a data natalicia com excessao aos Deputados e afins com cartao partidario

Anónimo disse...

Eu nunca disse que a venda da EDP ao governo Chinês tinha sido um mau negócio. Pelo contrário. Porém gostava da saber a opinião do douto ABC, pois em tempos "arrotou" forte e feio quando o líder chinês veio ao nosso país e se pòs a hipótese da China compara divida a Portugal.
E agora, Dr ABC, qual a sua opinião desta venda ao governo Chinês pelo Passos?

Anónimo disse...

Antes negócios com a República Popular da China do que negócios com o IV Reich.

Afinal de contas, os Chineses sempre foram nossos Amigos.

Hoje bem se vê o que é que os Alemães querem.

Os Alemães foram sempre amigos, mas foi do Mário Soares (até o Partido Socialista foi fundado em solo estrangeiro, na Alemanha).

De resto, a História regista que foram sempre uns ladrões e vigaristas.

Antes os Chineses, que são muito mais civilizados e humanos!

Anónimo disse...

Conheço muitos dos intelectuais hoje de serviço que tiraram os cursos, sabe Deus como...
Alguns deles fizeram as mais descaradas vigarices e quando confrontados...diziam....eh pá...então os outros fazem todos...
Isto para dizer que se forem vasculhar o bau do actual senhor dos aneis, vão encontrar muita coisa por explicar...muito mais do que do outro...