segunda-feira, 2 de maio de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II



O mundo viu-se livre do tirano Ossama ben Laden, exactamente no mesmo dia, 1 de Maio de 2011, em que a Igreja Católica beatificou o santo que foi Karol Józef Wojtyła, o Papa João Paulo II. Desde o dia do seu passamento que os fiéis clamavam «Santo subito!» e esperam que seja elevado ao altar. Seis anos depois é declarado «beato», isto é, o reconhecimento formal, pela Igreja, da ascensão do defunto ao Paraíso e da consequente capacidade de interceder por quem reze em seu nome - um passo necessário para a canonização (declaração de santidade).
Portugal recebeu, e creio que continuará a receber, a retribuição da graça recebida pelo Papa, ele que sempre se sentiu unido à mensagem de Fátima e reconhecido a Nossa Senhora pela sua intercessão no derrube do comunismo no leste europeu, mesmo antes dos quatro tiros, que sofreu em 13 de Maio de 1981, disparados por Ali Agca.

Perante o seu triplo caixão tosco de Papa - de cipreste, para lembrar a sua humanidade, de chumbo para o proteger da humidade, e de ulmeiro, para significar a sua dignidade - exumado para a cerimónia, Bento XVI, seu colaborador e sucessor, disse, durante a liturgia, que João Paulo II «abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistema políticos e económicos, invertendo com a força de um gigante - força que lhe vinha de Deus - uma tendência que podia parecer irreversível» (tradução minha do original italiano).

Apesar da falta de temperança dos homens, o apelo retumbante da missa de início do pontificado de João Paulo II, em 22-10-1978, ecoa no coração dos homens: «Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!». A fé não é para esconder e menos ainda para temer. Seja louvado Deus Nosso Senhor Jesus Cristo!

3 comentários:

Anónimo disse...

Enfrentou o Nazismo. Enfrentou o Comunismo. Um dos maiores Homens dos últimos séculos.

Anónimo disse...

É a minha maior inspiração.

Mas esta (curiosa?)ligação pelo dia JPII / BinLaden..mesmo após a morte ...
O Bem prevalece sobre o mal de novo.
Obrigado , Louvado sejas Senhor !

Coincidência apenas ?
Foram dias muito fortes , os ultimos..
vi três camiões espatifados com mortes ..pontes interrompidas ..chuvas torrenciais intermináveis..Eu perdi um robô ..

Parece que a todos é pedido um quinhão de esforço nesta luta .
Dêmo-lo pois sem medo.




caboclo

simon disse...

Que pena seres tão atrasadão, ó antonio caldeira, valha-te o beato votija, tão santo como o bin laden de deus.